.

.

24 de maio de 2014

Missa em Amã com Primeiras Comunhões


Amã – Na parte da tarde da sua primeira jornada na Terra Santa, após o encontro com as autoridades jordanianas, no Palácio Real de Amã, o Santo Padre se dirigiu ao Estádio Internacional da cidade, para a celebração da Eucaristia.

Participaram, entre outros, números refugiados cristãos, provenientes da Palestina, da Síria e do Iraque. Durante a Santa Missa, abrilhantada com cantos em árabe, cerca de 1.400 crianças fizeram a Primeira Comunhão.

Em sua homilia, o Papa Francisco partiu da Liturgia do dia, detendo-se no Evangelho, no qual Jesus faz uma promessa aos discípulos: «Eu pedirei ao Pai para que Ele vos envie outro Paráclito, para que esteja sempre convosco» O primeiro Paráclito, recordou o Papa, é o próprio Jesus; o «outro» é o Espírito Santo.

Referindo-se ao lugar, onde o Espírito Santo desceu sobre Jesus, durante o Batismo de João, no rio Jordão, não muito distante dali, o Bispo de Roma disse:

“O Evangelho deste domingo e também este lugar, onde, graças a Deus, me encontro como peregrino, convidam-nos a meditar sobre o Espírito Santo e sobre o que Ele realiza, em Cristo e em nós; logo, podemos resumir desta forma: o Espírito atua em três maneiras: prepara, unge e envia”.

No momento do batismo, o Espírito pousa sobre Jesus para prepará-lo à sua missão de salvação, caracterizada pelo estilo do Servo humilde e manso, pronto à partilha e ao dom total de Si. Mas, o Espírito Santo, presente desde o início da história da salvação, já havia intervindo no momento da concepção de Jesus no ventre virginal de Maria de Nazaré, realizando o evento maravilhoso da encarnação.

O Espírito Santo interveio também em Simeão e Ana, no dia da apresentação de Jesus no Templo. Na atitude profética dos dois anciãos, exprime-se a alegria do encontro com o Redentor. As várias intervenções do Espírito Santo fazem parte de uma ação harmônica, de um único projeto do amor divino.

Com efeito, a missão do Espírito Santo é gerar harmonia e paz nos vários contextos e pessoas. Por isso, hoje, com coração ardente, invoquemos o Espírito Santo, pedindo-Lhe que prepare o caminho da paz e da unidade.

Depois, o Espírito Santo unge: unge Jesus e os discípulos para que tenham os seus mesmos sentimentos para assumir na própria vida atitudes que favoreçam a paz e a comunhão. Com a unção do Espírito, a humanidade é marcada pela santidade de Jesus e, assim, nos tornamos capazes de amar os irmãos com o mesmo amor de Deus. E o Santo Padre exortou:

“Portanto, é preciso praticar gestos de humildade, fraternidade, perdão e reconciliação. Estes gestos são pressuposto e condição para uma paz verdadeira, sólida e duradoura. Peçamos ao Pai que nos unja, para nos tornarmos plenamente seus filhos, configurados cada vez mais a Cristo, a fim de nos sentirmos todos irmãos e, assim, afastar de nós rancores e divisões e amar-nos fraternalmente”.

Por fim, o Papa explicou a terceira ação do Espírito Santo: ele envia. Jesus é o Enviado do Pai. Ungidos pelo seu Espírito, também nós somos enviados como mensageiros e testemunhas de paz. E o Bispo de Roma acrescentou:

“A paz não se pode comprar: é um dom que se deve buscar pacientemente e construir «artesanalmente» através dos pequenos e grandes gestos da nossa vida diária. Podemos consolidar o caminho da paz se reconhecermos que todos nós temos o mesmo sangue e fazemos parte do gênero humano; se não nos esquecermos que temos um único Pai e todos somos seus filhos, criados à sua imagem e semelhança”.

O Papa Francisco concluiu sua homilia mandando um abraço fraterno a todos: o Patriarca, os irmãos Bispos, os sacerdotes, as pessoas consagradas, os fiéis leigos, a multidão de crianças, que fizeram a Primeira Comunhão e os seus familiares. Cumprimentou, de coração, o numeroso grupo de refugiados cristãos, proveniente da Palestina, Síria e Iraque, pedindo-lhes para levar às suas famílias e comunidades a sua saudação e a sua solidariedade.

Enfim, invocou o Espírito Santo para que cure as feridas dos erros, das incompreensões, das controvérsias, e que nos envie, com humildade e mansidão, pelas sendas desafiadoras, mas fecundas, da busca da paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain