.

.

11 de fevereiro de 2014

Verdadeiro e Falso profeta

A palavra profeta quer dizer: “falar em nome de”. Na Bíblia, profeta é alguém que fala em nome de Deus (leiam em Ez 3, 10-11). O que quer dizer isso?

Os profetas são os porta-vozes de Javé, o Deus da Aliança. Eles comunicam ao povo o recado que Deus tem a dar nas mais diversas situações (Am 3,3-8). Também apresentam a Deus o recado do povo (Am 7, 1-3). É boca do povo para Deus e boca de Deus para o povo!

Os profetas: falavam com Javé e transmitiam os recados Dele para o povo; eram videntes, curandeiros, líderes populares, poetas...
Conheciam profundamente a realidade presente, prevendo suas conseqüências futuras; questionavam o povo de volta à aliança; denunciavam a injustiça e anunciavam a justiça de Javé.

Havia profetas contratados pelos reis para orientar suas ações (2Sm 24,11; 2Rs 22,13-14). Outros eram pessoas simples que se entregavam à causa da verdade (Jr 1,4-8). Outros, ainda, faziam política partidária com o objetivo de melhorar a vida do povo (1Rs 9,1-4).

Nem todos os profetas agiam de acordo com a vontade de Deus. Alguns “profetizavam” em nome de interesses próprios (Mq 3,5-8). Eram os falsos profetas, que mentiam e defendiam os opressores usando o nome de Javé.

O povo hebreu havia saído do Egito, terra da opressão. Lá, o faraó era o senhor que se apropriava do fruto do trabalho do povo. Na Terra Prometida, o povo teria o fruto de seu próprio trabalho. Não haveria nenhum Senhor além de Javé! Essa era a ideia central da Aliança.

Com o surgimento dos reis em Israel, o povo foi esquecendo o Êxodo e deixou de lado o projeto igualitário das tribos. Acabou construindo um “Egito” na Terra Prometida, fazendo da terra da liberdade uma terra de escravidão.

Reis, sacerdotes, magistrados, proprietários de terras e ricos usavam o nome de Javé para cometer toda espécie de injustiça e tomar o que era dos pobres (Am 5, 10-12; Mq 2,8-9). Seus aliados eram os falsos profetas. Estes justificavam a corrupção dos ricos e a miséria dos pobres como se fosse vontade de Javé.

Os maiores adversários dos poderosos eram os verdadeiros profetas. Eles sabiam como abrir os olhos do povo e desmascaravam os injustos com a autoridade dada por Javé.
Eram fiéis à verdade e à justiça, mesmo quando isso lhes trazia problemas (Jr 20, 7-8).

E nos dias de hoje, continua igual, temos inúmeros falsos profetas, não é tão difícil saber quem são! CUIDADO, VIGIAI E ORAI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain