.

.

11 de fevereiro de 2014

Ruanda: Comércio solidário para promover a paz na região dos Grandes Lagos Africanos

"Comércio solidário pela paz" é o nome do projeto lançado recentemente pela Diocese de Cyangugu, em Ruanda. A iniciativa é destinada à região dos Grandes Lagos Africanos devastada pelos conflitos.

"O projeto terá a duração de dois anos e envolve, sobretudo, as mulheres, principais vítimas de guerras e conflitos entre as comunidades", ressalta numa nota a Conferência Episcopal Ruandesa.

Está previsto que 60 mulheres de várias dioceses iniciem o comércio solidário e regular a fim de "construir pontes de paz, consolidar a reconciliação, reforçar a confiança recíproca e reconstruir a coesão comunitária destruída pela guerra".

"O projeto 'Comércio solidário pela paz' é um instrumento que ajudará a melhorar o espírito de amizade, tolerância e confronto entre os países e será também um apoio aos esforços diplomáticos implementados pelos líderes políticos da região dos Grandes Lagos Africanos", disse o Bispo de Cyangugu, Dom s. Jean Damascane Bimenyimana.

Segundo o presidente da Comissão Justiça e Paz de Cyangugu, Pe. Valens Niragire, encarregada de acompanhar a iniciativa, "através do contato com as mulheres que farão comércio solidário com diferentes pessoas, a mensagem de unidade que vem da paz e da tolerância chegará a uma grande parte da população".

As mulheres envolvidas no projeto também manifestaram sua satisfação: "No 'Comércio solidário pela paz' as mulheres se sentem em casa, independentemente do país de origem", disse a comerciante de Bujumbura, capital do Burundi, Joselyne Ndizeye.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain