.

.

25 de agosto de 2012

Por que os católicos comungam somente sob as espécies do Pão, e os protestantes sob espécie de Pão e Vinho,como Jesus fez na última ceia?


" A diferença entre católicos  e

 protestantes é essencial,e bem maior

do que parece!"

- Os Protestantes desligaram-se da sucessão dos Apóstolos,por isso seus pastores não recebem o sacramento da ordenação sacerdotal e não têm nenhum poder espiritual a mais do que seus fiéis.Portanto, eles "presidem" apenas "a ceia", como memória - recordação da Última Ceia de Jesus.E nela comem simples pão e bebem simples vinho, acreditando que, por esta piedosa recordação, Cristo lhes comunica sua graça e o seu amor.

Os Sacerdotes Católicos receberm no Sacramento da Ordem,o sacerdócio ministerial,(realmente distinto do sacerdócio comum dos fiéis,recebido no batismo), pelo qual realizam na Santa Missa o duplo efeito:
1º- celebram a última Ceia de Jesus;
2º- ( Dentro desta comemoração,fazem o que Jesus fez nela antecipadamente): tornam, presente ( aqui e agora) o sacrifício de Jesus na Cruz, consumado pela separação do sangue esgotejado do corpo, simbolizado pela consagração separada de pão e de vinho, É isto que Jesus ordenou aos Apóstolos e seus legítimos sucessores no sacerdócio,com as palavras:
" FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM! " (Lc 22,19) Este sacrifício de Jesus na cruz, perpetuado em cada Santa Missaque(que falta aos protestantes) - sendo a principal fonte de todas as graças - é de máxima impotância.Por isso todos os católicos têm a grave obrigação,pelo 1º Mandamento da Lei da Igreja,de participar da Missa inteira nos Domingos e festas de guarda ( quando há possibilidade).
- As provas bíblicassobre a real presença de Jesus na Eucaristia são as seguintes:

a) Os Evangelhos foram escritos na língua grega, de alta cultura,em que existem muitas expressões para os verbos "simbolizar, significar, representar,lembrar,etc." No entanto, os três Evangelistas e S.Paulo, ao descreverem a Última Ceia de Jesus,usam exclusivamente a palavra "é": 
"Isto é o meu Corpo;este é o cálice do meu sangue".( Mt 26,26s; Mc 14,22s; Lc 22,19s; I Cor 11,23s ).

b) Jesus falava ao povo simples, com palavras claras e compreensíveis. Quando usava comparações, por exemplo.:" Vós sois o sal da terra; Vós sois a luz do mundo"; - ninguém reclamava, e não esperava ver os Apóstolos transformados em imagens de sal ou de luz. Quando porém,Jesus lhes:" Este é o pão que desceu do céu, se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu vos darei é a minha carne (imolada) pela vida do mundo".(Jo 6,50-51) - então os judeus o entendem verbalmente e reclamam dizendo:
"Como pode Ele dar-nos a comer sua carne?" E Jesus reafirma: " Em verdade,em verdade Eu vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem,e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós...pois a minha carne é um verdadeiro alimento e o meu sangue é uma verdadeira bebida. 
Quem come deste pão viverá eternamente";
(Jo 6,52-58). Até muitos discípulos seus o entenderam assim verbalmente, e por isso murmuraram e se retiraram dizendo: " É dura tal linguagem;quem pode escutá-la? (Jo 6,60-66). Mas Jesus não se retrata, para os recuperar.  Pelo contrário, pergunta aos doze Apóstolos: " Também vós quereis partir? ".
E então Simão Pedro dá a bela resposta da fé, em nome dos Apóstolos e de todos os fiéis católicos: "
Para quem iremos nós,Senhor?
Tu tens as palavras da vida eterna,e nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus ". (Jo 6,67-71).
Porém, somente na Última Ceia foi lhes revelada a maneira de alimentar-se com o Corpo e o Sangue de Jesus, velado sob espécies de pão e vinho consagrados.

c) Outra prova bíblica sobre a verdadeira presença de Jesus na Eucaristia,  são as admoestações de S.Paulo aos Coríntios: " E por isso, todo aquele que comer o pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, torna-se culpado do corpo e do sangue do Senhor ... Pois quem come e bebe sem fazer distinção de tal corpo,come e bebe a própria condenação ".

d) A comunhão sob uma ou duas espéciesnão constitui essencial diferença já que em cada pedacinho de pão e em gota de vinho consagrados recebemos Jesus inteiro, vivo e ressucitado; como consta claramente de suas palavras (Jo 6,51-56): " Eu sou o pão vivo que desceu do céu...e o pão que Eu hei de dar é a minha carne ... Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em Mim e Eu nele". Claro, não é um pouquinho de carne ou sangue que recebemos na santa Comunhão, mas o "EU" de Jesus: a Pessoa do filho de Deus Encarnado - nosso Salvador.

Por isso os primeiros cristãos costumavam levar aos encarcerados pela fé, somente o pão consagrado; e aos doentes que não conseguem engolir um pedacinho da hóstia consagrada, a Igreja recomenda administrar algumas gotas do vinho consagrado.
E em grupos, menores e bem preparados, pode-se administrar a Santa Comunhão sob duas espécies.
O que mais importa é a viva fé,humildade e piedade diante deste Santíssimo Sacramento de Amor! Daí,o 3º Mandamento da Lei da Igreja nos obriga: Comungar ao menos uma vez por ano,pela Páscoa da Ressurreição; e recomenda fazê-lo em cada santa Missa!

Que pena que falta de fé no poder e no amor infinitos de Jesus,tantos "crentes" se afastaram desta "árvore da vida",presente entre nós até ao fim do mundo - na Eucaristia;apesar de suas palavras claras:
"Se não comerdes a carne do Filho do homem,e não beberdes o seu sangue,não tereis a vida em vós" (Jo 6,53).

 Fonte: trecho extraído do livro, respostas da bíblia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain