.

.

13 de agosto de 2012

ALIANÇA-MAGISTÉRIO DA IGREJA !

Uma Aliança é um compromisso feito por contrato entre duas pessoas ou dois grupos de pessoas. O seu sentido religioso é o de um Testamento.

No Antigo Testamento a Aliança estabelece uma nova relação, uma promessa de uma troca de poderes, com um conjunto de direitos e deveres anexos ao contrato.

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles.

Não acreditaram na palavra de Deus e no seu cumprimento e desobedeceram ao mandamento do Senhor.

Mais tarde, depois da queda, o Livro do Gênesis recorda que pela fraqueza dos seus descendentes Deus resolveu destruir a humanidade através do Dilúvio.

Todavia, como havia um homem justo, Noé, Deus ofereceu-lhe a possibilidade de salvação.

Se Noé quisesse ouvir e obedecer às instruções de Deus para a construção da Arca, ele e a sua família seriam salvos juntamente com todos aqueles animais que Deus mandouembarcar na Arca.

Diferente de Adão e Eva, Noé acreditou na palavra de Deus e obedeceu às Suas instruções.

Como resultado Deus poupou Noé e a sua família e fez com ele a sua primeira grande Aliança depois do pecado original de Adão e Eva.

Uma nova humanidade começou a existir.

A Aliança de Deus com Noé foi o protótipo da Aliança que Deus fez depois com Abraão, pela qual a humanidade deveria ficar restaurada na amizade de Deus.

- O Senhor disse a Abraão : Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai, e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos.

Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem. E todas as famílias da terra serão em ti abençoadas. Abraão partiu como o Senhor lhe dissera, levando consigo Lot... (Gen 1:1,4).

Mais tarde Deus falou a Abraão na Aliança :

A Aliança que faço contigo é esta : serás pai de inúmeros povos. Já não te chamarás Abrão, mas sim Abraão, porque eu farei de ti o pai de inúmeros povos.

Tornar-te-ei extremamente fecundo, farei que de ti nasçam povos e terás reis por descendentes. Estabeleço uma Aliança contigo e com a tua posteridade, de geração em geração ; será uma Aliança eterna, em virtude da qual Eu serei o teu Deus e da tua descendência. Dar-te-ei, a ti e à tua descendência depois de ti, o país em que resides como estrangeiro, toda a terra de Canaã em possessão eterna, e serei o teu Deus. (Gen 17:4,8).

O chamamento de Deus a Abraão,colocou em movimento o plano salvífico de Deus.

Deus queria escolher para Si um povo, os descendentes de Abraão, para ser uma nação especialmente querida de Deus.

Através deste Povo, inicialmente chamado Povo Hebreu, Deus queria trazer a benção e a salvação à humanidade.

Embora esta Aliança fosse iniciada por Deus, era requerida a resposta de Abraão.

Abraão ouviu e correspondeu :

- Quando saiu de Harã, Abrão tinha setenta e cinco anos. Tomou Sarai, sua mulher, e Lot, filho de seu irmão, assim como todos os bens que possuíam e os escravos que tinham adquirido em Harã, e partiram todos para a terra de Canaã. Abrão percorreu-a até ao lugar de Siquém, até o Carvalho de Moré. Os cananeus viviam, então, naquela terra. (Gn 12:4,6).

A Promessa da Aliança está descrita no capítulo 15 do Gênesis.

É o capítulo todo.

Mas a mais famosa de todas as Alianças do Antigo Testamento foi a que Deus fez com os Israelitas através de Moisés.

As condições foram os Dez Mandamentos pelos quais, se eles obedecerem, Ele será o seu Deus e eles serão o Seu Povo.

Esta Aliança vem descrita em todo o capítulo 19 do Livro do Êxodo.

Mais tarde foi renovada e vem descrita no capítulo 28 do Deuteronômio.

Depois desta grande Aliança, muitas outras foram feitas dentro do Povo de Israel, das quais as mais importantes foram :

* Com David :

- Porque Ele fez comigo uma Aliança eterna, Aliança firme e imutável. (2 Sam.23/5).

* Com Jeremias :

- Dias virão, - oráculo do Senhor - em que firmarei nova Aliança com as casas de Israel e de Judá. Porém, será diferente da que concluí com os seus pais no dia em que os tomei pela mão para os tirar do Egito, Aliança que violaram; por isso os rejeitei. (Jer 31:31).

Esta nova Aliança foi a disposição de Deus, pelo que a Sua vontade era trazer pela promessa da redenção a toda a humanidade, a salvação através de Cristo, Seu divino Filho.

Portanto a Aliança não morreu com o findar do Antigo Testamento, mas continuou com a vinda de Cristo, formando-se a Nova Aliança do Novo testamento.

Mas, no Novo Testamento, a Nova Aliança é um conceito aperfeiçoado, tanto do contrato como das condições do Antigo Testamento.

O Novo Testamento fala 26 vezes na Nova Aliança.

A Aliança da Nova Lei tem para nós o significado de atingir a salvação :

- Porque este é o Meu sangue, sangue da Aliança, que vai ser derramado por muitos para remissão dos pecados. Eu vos digo : Não beberei mais deste produto da videira até ao dia em que o hei de beber de novo convosco no Reino de Meu Pai. (Mt 26:28,29).

- Depois da ceia, fez o mesmo com o cálice dizendo : "Este cálice é a Nova Aliançaem meu sangue, que é derramado em favor de vós". (Lc.22/20).

- Do mesmo modo, depois de cear, tomou o cálice e disse : "Este cálice é a Nova Aliançaem meu sangue ; todas as vezes que o beberdes, fazei-o emmemória de mim". (1 Cor 11:25).

Esta Nova Aliança ultrapassa a Antiga Aliança por causa do sacerdócio de Cristo que é superior ao sacerdócio do Antigo Testamento ; por causa do Sangue de Cristo que é o mais puro de qualquer outra vítima possível; por causa do "Testamento" da morte de Cristo que é a maior garantia possível, uma vez que a Sua Ressurreição é o mais seguro "Testamento" para confirmar a nossa fé n'Ele e a nossa esperança de salvação.

Depois de Cristo ainda a Nova Aliança continua.

Esta Nova Aliança permanece viva entre nós, sob o domínio e responsabilidade do Magistério da Igreja, que alimenta a fé do Novo Povo de Deus – a Igreja.

Apesar de hoje como sempre o homem não ser fiel à Nova Aliança, Deus é sempre fiel, e convida-nos à profissão da nossa fé em ordem ao Seu plano salvífico, o plano da História da Salvação.

Só não se salva quem não quiser, quem não for fiel à Nova Aliança firmada nos Dez Mandamentos.

Fonte: Universo Católico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain