.

.

14 de janeiro de 2011

Serviço de Animação Vocacional - 4ª parte

Aspirantado São Francisco de Assis
A Animação Vocacional, partindo do testemunho de vida dos frades, consiste em sensibilizar o povo de Deus a buscar sua própria vocação no mundo e na Igreja e em suscitar, acolher e apoiar novas vocações para a Ordem dos Frades Menores (16). Este serviço encontra seu vigor na atualidade e pertinência do ideal evangélico de Francisco de Assis.
O Departamento do Serviço de Animação Vocacional, coordenado pelos Animadores Provinciais das Vocações, auxilia as fraternidades a anunciarem e a proporem o projeto de vida do frade menor hoje e prepara as mesmas para acolherem aqueles que se mostram interessados pelo carisma franciscano (17).
Cada fraternidade é responsável por promover momentos de oração, encontros, tríduos ou missões populares nos tempos fortes vocacionais, nas festas franciscanas, na celebração de jubileus, profissões, ordenações e outros eventos, de tal modo que a sua preparação torna-se ocasião apropriada para despertar vocações franciscanas (18).
As fraternidades escolhem um Animador Local das Vocações para dinamizar este trabalho, promover, com a colaboração de leigos, o contato e o diálogo com os jovens e adolescentes, e acompanhar os que se preparam para ingressar na formação da Província.
Para aprimorar este acompanhamento, a Província mantém duas casas de Aspirantados onde, mediante a convivência com os Frades e a orientação de formadores, os candidatos empreendem uma caminhada de maior conhecimento de si mesmos, de Jesus Cristo e de São Francisco de Assis:
1. O Seminário Santo Antônio, estruturado com escola própria e exclusiva aos seminaristas, oferece as possibilidades para o discernimento vocacional ao mesmo tempo em que promove um Ensino Médio de qualidade, diferenciado e mais individualizado, favorecendo ainda o desenvolvimento de outras áreas do conhecimento como a música, o teatro, as línguas clássicas, a oratória, o esporte, entre outras.
2. O Aspirantado São Francisco de Assis, para jovens que já tenham feito o Ensino Médio ou Superior, é um ambiente de iniciação na vida fraterna e franciscana, de aprofundamento na vida de fé e de aprimoramento da Educação Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain