.

.

14 de janeiro de 2011

COMO SE FORMA O FRADE MENOR - 1ª parte

A caminhada de formação de um Frade menor tem sua inspiração direta na figura de São Francisco de Assis. Com o coração profundamente enamorado, ele pôs-se num caminho de seguimento de Jesus Cristo até as últimas conseqüências. Fez do Evangelho a “forma de vida”(1) que se tornou luz para toda a Igreja e despertou no coração de incontáveis homens e mulheres o desejo de imitá-lo (2). É esta mesma paixão que move e dá sentido àquilo que os frades menores são e fazem.


Seguindo essa inspiração, a formação franciscana vai ser o instrumento capaz de levar cada indivíduo a “centrar-se naquilo que para ele deve ser tudo: o bem, todo o bem, o sumo bem (3). Por isso, ter o coração voltado para o Senhor (4) deve ser a prioridade das prioridades de cada frade menor.
Afastar todo o impedimento ou colocar de lado qualquer preocupação para poder servir, amar e honrar o Senhor Deus, com o coração limpo e com a mente pura (5), eis o grande desafio de todo o Frade menor, de todo o seguidor de Jesus.” (6)


A formação franciscana, portanto, não se refere a um período determinado de aprendizado de conteúdos necessários à realização de uma tarefa. Trata-se de um processo que envolve toda a vida de um frade menor (7).


Por isso, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, desde sua fundação e restauração, atenta aos sinais dos tempos, preocupou-se em proporcionar uma sólida formação a seus membros (espiritual, intelectual e prática), criando e mantendo centros para esse fim e desenvolvendo programas e estruturas que atendessem aos desafios de cada época.
Hoje, da mesma forma, a Província se empenha por garantir uma formação que melhor qualifique o frade para um testemunho autêntico e profético num mundo que desafia por sua constante transformação. Esse caminho formativo realiza-se no espírito de oração e devoção, na comunhão de vida em fraternidade, no testemunho de penitência e minoridade, pobreza e solidariedade, e, como Igreja, partindo em missão.


Dentro de sua estrutura, a Província dispõe de um Secretariado para a Formação e os Estudos com a missão de assessorar o Ministro Provincial e seu Definitório na promoção e coordenação de todo esse serviço. O Secretariado atua através de cinco Departamentos: Formação Permanente, Serviço de Animação Vocacional, Formação Inicial, Professores e Frades Estudantes.

Fonte:  Frei César Külkamp, ofm,
Secretário de Formação e Estudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain