Noviciado São José, em Rodeio (SC)
A formação inicial é um tempo privilegiado em que os candidatos, com especial acompanhamento dos mestres e da fraternidade formadora, são iniciados no seguimento de Cristo, segundo a forma de São Francisco e a tradição da Ordem, assumindo e integrando progressivamente seus particulares dons pessoais com os valores autênticos e característicos da vocação evangélica do frade menor (19).
A formação inicial estrutura‑se em três etapas consecutivas: o Postulantado, o Noviciado e o tempo da Profissão Temporária, nas quais o candidato cresce e amadurece até emitir a Profissão Solene, onde assume definitivamente a vida e a Regra dos Frades Menores (20).
Essas três etapas da formação inicial acontecem em casas, designadas para esse fim, com um conteúdo programático organizado em harmonia com a vida fraterna, a vida de oração, a vida comunitária, o acompanhamento pessoal, os estudos filosóficos e teológicos, a participação na comunidade eclesial, o trabalho manual, o lazer e as demais atividades religiosas, acadêmicas e culturais.
O Departamento da Formação Inicial é composto pelos mestres e orientadores das casas de formação e pelos membros das equipes de formação, nomeados pelo Governo Provincial. Ao Departamento compete garantir a harmonia entre as diversas etapas e entre os formadores e a gradualidade dos conteúdos e métodos formativos, a fim de levar os candidatos ao desenvolvimento integral das dimensões humana, cristã e franciscana (21).
1. O Postulantado é realizado em Guaratinguetá, SP, durante um ano. Além da formação interna e de algumas atividades apostólicas como o acolhimento de romeiros do Beato Frei Galvão e a participação semanal nos Círculos bíblicos, os postulantes participam de uma experiência de trabalho e convivência junto aos sofredores de rua assistidos pelo Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade), em São Paulo.
2. O Noviciado tem também a duração de um ano completo e acontece em Rodeio, SC, pequena cidade de descendentes de italianos, onde o grupo é levado a um confronto maior consigo mesmo, com trabalhos manuais dos mais diversos e com experiências contemplativas no Eremitério Beato Frei Egídio.
3. A Profissão Temporária é vivida simultaneamente com os cursos de Filosofia (3 anos) e de Teologia (4 anos) na Fraternidade São Boaventura, em Campo Largo (PR), próximo a Curitiba (organizada em casas próximas que funcionam como fraternidades com membros de turmas diferentes) e nas Pequenas Fraternidades de Petrópolis (RJ), e Baixada Fluminense. Além da formação acadêmica, os frades estudantes continuam o estudo e meditação das Fontes Franciscanas, engajam-se em atividades apostólicas planejadas e realizam estágios de convivência, trabalho e apostolado nas fraternidades da Província. Atualmente, a Província pede que o frade tenha quatro anos completos de profissão temporária para pedir a Profissão Solene.
O estudo, como resposta à própria vocação, é uma dimensão indispensável à formação integral e ao serviço do Reino. A Província pede de seus membros, conforme o pendor de cada um, o aperfeiçoamento constante, em nível teórico e técnico-profissional, tanto em relação ao exercício de ministérios eclesiais ordenados quanto em outras frentes de evangelização que lhes são próprias.(22) Os frades confirmam, assim, sua vocação intelectual(23) buscando Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida (24) e servindo-o nas criaturas e nas pessoas, especialmente nos “leprosos” de hoje.
Todos os frades encarregados do ensino nas diversas casas e etapas de formação constituem o Departamento dos Professores, com a atribuição de fomentar os conhecimentos filosófico, teológico e científico, inspirando-se na tradição da Igreja, particularmente da Escola Franciscana, com atenção aos desafios do mundo atual. Para os cursos de Filosofia e Teologia a Província dispõe de dois centros de estudos, ambos reconhecidos pelo MEC e, portanto, abertos também para estudantes leigos:
Faculdade São Boaventura, em Curitiba, PR, inserida no Centro Universitário da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus.
Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis, RJ, também afiliado à Pontifícia Universidade Antoniana, de Roma.
Os frades estudantes destes dois cursos formam o Departamento dos Frades Estudantes com o objetivo de promover maior integração e diálogo entre si e colaborar no tratamento de assuntos relativos à formação e aos estudos. Com este fim, o Departamento realiza, a cada dois anos, uma Assembléia Geral dos Frades Estudantes, onde são abordadas temáticas de formação humana, cristã e franciscana, além de análises de conjuntura e é promovido o intercâmbio das etapas, a revisão do processo formativo e a avaliação das opções evangelizadoras da Província.
Já há alguns anos, a Província está empenhada na elaboração das Diretrizes para a Formação e para os Estudos. Este documento certamente trará uma grande contribuição ao apresentar, de forma ainda mais clara, a unidade, a gradualidade e a especificidade de cada etapa do itinerário formativo, suas exigências próprias e os meios pedagógicos mais adequados aos valores que se quer cultivar. Tudo isso com o fim último de levar cada frade a compreender que sua formação, planejada de forma orgânica e coerente, realiza-se no contexto da vida cotidiana, o lugar da sua salvação e, consequentemente, o húmus da animação vocacional e da formação inicial (25).
Que todo esse empenho de frades e candidatos possa auxiliá-los na disposição de entregar a própria vida no seguimento do único Mestre, fazendo com que toda a Fraternidade Provincial, fiel à sua história, responda, com ousadia e criatividade, aos desafios do mundo de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!