.

.

12 de janeiro de 2011

Epifania do Senhor



Epifania é uma palavra de origem grega: epijaneia, que significa “manifestação externa, aparecimento ostensivo” e era aplicada a visitas ou acontecimentos envolvendo imperadores ou reis.
São Mateus a utiliza para a manifestação do recém-nascido Jesus aos magos do Oriente, os quais simbolizam o mundo todo.


A epifania é a primeira manifestação de Jesus libertador. A celebração desta data deve nos lembrar que o projeto de Deus é o homem, a quem Ele decidiu salvar e ao qual quis revelar-se. É preciso, no entanto, que o homem não se canse de procurar a Deus: Jesus nasceu para ser procurado, encontrado e adorado por todos, sem distinção de raças e credos. Deus é Senhor para todos. Seu plano universal é a unidade de todos, como seus filhos pela fé em Jesus.


O menino Jesus nasce. Os magos, guiados por uma estrela, encontram a criança com Maria, prestam-lhe homenagem e presenteiam-na com ouro, incenso e mirra. Todos nós, cristãos, devemos render graças a Deus Pai pela manifestação de seu Filho Jesus, que trouxe a salvação para todos os povos.


O que os magos adoraram em Belém não foi simplesmente uma manifestação de Deus. Essa manifestação é o próprio Deus se mostrando, se revelando “ao vivo”. Se todos nós tivéssemos mais fé nessas manifestações de Deus, a violência, a injustiça, a exploração, a fome e a tortura diminuiriam.


A manifestação de Jesus ao mundo ensina que nada deve impedir nossa caminhada ao encontro dEle. Celebrar a epifania significa proclamar que Ele esta no meio de nós e pode ser encontrado por todos os que O procuram. Com quem você quer se parecer no Evangelho da Epifania: com os magos que adoraram a Jesus? Com os sacerdotes da antiga Lei que o ignoraram? Ou com o sanguinário Herodes que queria matá-lo?


Que a manifestação de Jesus aos magos e a todos os homens e mulheres de boa vontade nos ajude a reavivar a nossa pertença a Jesus adorando-o em espírito e em verdade, ou seja, numa dimensão maior de discípulos-missionários de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain