.

.

10 de setembro de 2014

Papa Francisco faz votos de "pleno sucesso" à Rede Eclesial Pan-Amazônica


Pleno sucesso à Rede Eclesial Pan-Amazônica: estes são os votos do Papa Francisco aos membros e participantes do encontro que reúne em Brasília, esta semana, representantes de 11 países para a criação desta Rede.

Em mensagem assinada pelo Secretário de Estado, Card. Pietro Parolin, o Santo Padre recomenda que esta iniciativa seja rica de humanidade:

“Não podemos viver sozinhos, fechados em nós mesmos; temos de amar e ser amados, precisamos de ternura.
Só assim o testemunho cristão pode, graças à rede, alcançar as periferias existenciais humanas, permitindo que o fermento cristão fecunde e faça progredir as culturas vivas da Amazônia e os seus valores”.

Eis a mensagem do Papa Francisco:

Informado do encontro inaugural da Rede Eclesial Pan-Amazônica, que terá lugar em Brasília de 9 a 12 de setembro de 2014, o Santo Padre saúda os mentores, participantes e aderentes à iniciativa, que vem dar respostas ao importante desafio de “viver juntos, misturar-nos, encontrar-nos, dar o braço, apoiar-nos, participar nesta maré um pouco caótica das redes e demais instrumentos da comunicação humana que pode transformar-se numa verdadeira experiência de fraternidade, numa caravana solidária, numa peregrinação sagrada.

Assim, as maiores possibilidades e comunicação traduzir-se-ão em novas oportunidades de encontro e solidariedade entre todos. Como seria bom, salutar, libertador, esperançoso, se pudéssemos trilhar este caminho! Sair de si mesmo para se unir aos outros fez bem” (Evanglii gaudium, 87).

Alegrando-se por ver acolhido seu apelo na criação desta inovadora rede, voltada concretamente para as questões ecológicas na Amazônia, o Papa Francisco deseja-lhe pleno sucesso, lembrando porém a todos que a rede digital deve ser um lugar rico de humanidade: não uma rede de fios, mas de pessoas humanas. Não basta circular pelas “estradas digitais”, é necessário que a conexão seja acompanhada pelo encontro verdadeiro: não podemos viver sozinhos, fechados em nós mesmos; temos de amar e ser amados, precisamos de ternura.
Só assim o testemunho cristão pode, graças à rede, alcançar as periferias existenciais humanas, permitindo que o fermento cristão fecunde e faça progredir as culturas vivas da Amazônia e os seus valores.

Com votos de que a fadiga quotidiana de quantos servirem na Rede Eclesial Pan-Amazônica, contribua para alargar os espaços da compreensão e da solidariedade entre os homens e os povos, refletindo constantemente aquela “Luz das nações” – Cristo – que resplandece no rosto da Igreja universal e das Igrejas locais, o Santo Padre concede-lhes, com amizade e confiança, a implorada Bênção Apostólica.



Pietro Card. Parolin - Secretário de Estado de Sua Santidade
Vaticano, 8 de setembro de 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain