.

.

10 de setembro de 2014

Papa recebe o Clube de Cricket São Pedro: ecumenismo e combate à escravidão

O Papa Francisco recebeu na Casa Santa Marta, no Vaticano, de forma privada, um grupo de sacerdotes e seminaristas do St. Peter's Cricket Club (Clube de Cricket São Pedro), proveniente de várias Universidades e Colégios Pontifícios de Roma, que neste 19 de setembro jogará em Cantuária, na Inglaterra, com um time da Igreja Anglicana.

A iniciativa, promovida pelo Pontifício Conselho para a Cultura, com o apoio do Arcebispado de Cantuária, se realizará no âmbito da peregrinação intitulada "A luz da Fé". A partida, a realizar-se por vontade do Santo Padre, será ocasião para uma coleta de fundos que serão utilizados no combate ao tráfico de seres humanos e à escravidão.

Portanto, pela primeira vez o Papa Francisco abençoou um time de cricket. A propósito, a Rádio Vaticano ouviu o subsecretário do Pontifício Conselho para a Cultura, Mons. Melchor Sánchez de Toca. Eis o que disse:

Mons. Melchor Sánchez de Toca:- "O Papa fez isso com uma formação de futebol, por ocasião da partida inter-religiosa pela paz. O cricket é o esporte mais popular no subcontinente indiano. Se a Igreja é católica, é católica também do ponto de vista esportivo, é aberta a todos os esportes."

RV: Embora talvez o Papa não conheça bem as regras do jogo, mesmo assim, se interessa por toda e qualquer iniciativa que promova este espírito de encontro...

Mons. Melchor Sánchez de Toca:- "Não somente o Papa, provavelmente, no Vaticano, são pouquíssimos os que sabem como se joga uma partida de cricket... Porém, o esporte, qualquer esporte tem um potencial educativo, cultural e espiritual. E por isso o Pontifício Conselho para a Cultura promove também a prática do esporte popular, o esporte para todos."

RV: No centro desta iniciativa do St. Peter's Cricket Club encontra-se também uma importante dimensão ecumênica...

Mons. Melchor Sánchez de Toca:- "É uma nova forma de ecumenismo, através do esporte, num diálogo simpático, usando o fair play, um esporte que queremos estender também a estudantes ou formações análogas de outras confissões.
Por exemplo, seria um sonho jogar contra estudantes de uma madrassa (escola muçulmana, ndr), estudantes do mundo islâmico que queiram encontrar-se conosco no âmbito do esporte." (RL)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain