.

.

30 de setembro de 2014

Fiéis em Meca condenam jihadistas mas desconfiam da coalizão



"O Islã não tem nada a ver com as ações do Estado Islâmico", afirma Alan Abdullah, um peregrino curdo iraquiano"

Os peregrinos denunciam em Meca as atrocidades cometidas pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria, mas desconfiam da campanha militar dirigida por Washington contra o grupo.
"O Islã não tem nada a ver com as ações do Estado Islâmico", afirma Alan Abdullah, um peregrino curdo iraquiano, que classifica esta organização extremista de vírus que ameaça o mundo inteiro.
O EI, que controla grandes territórios entre Síria e Iraque, é acusado de massacres e atrocidades contra soldados e civis. Além disso, reivindicou a decapitação de dois jornalistas americanos e de um agente humanitário britânico.

Centenas de milhares de peregrinos seguiam se reunindo nesta terça-feira em Meca para o Hajj, ou peregrinação anual.
A Arábia Saudita forma parte da coalizão internacional dirigida pelos Estados Unidos que realiza ataques aéreos desde a semana passada contra o EI na Síria. Os combatentes curdos também se mobilizaram contra os jihadistas.
"O EI comete atos terroristas decapitando pessoas e criando desordem", afirma outro peregrino curdo em Meca, Shawkat Ahmed Qader. "O Islã está longe de suas ações e crenças", acrescenta este homem de 50 anos, que lamenta a situação vivida pelo Curdistão.
"Temos por um lado (os jihadistas) do EI e por outro aviões americanos que os bombardeiam. Queremos segurança", afirma.
Um peregrino sírio da região de Aleppo, que chegou a Meca proveniente da Turquia, onde se refugiou há alguns meses, critica a coalizão dos Estados Unidos, que levou três anos para intervir após o início da guerra.
"Esperávamos que uma coalizão colocasse fim à opressão contra o povo sírio e não se limitasse a atacar apenas o EI e outros grupos", declarou Mohamed, visivelmente nervoso. Ele prefere não fornecer seu sobrenome.

Na semana passada, o emir do Catar, cujo país forma parte da coalizão, afirmou que o objetivo no curto prazo era eliminar os movimentos extremistas, mas insistiu que é preciso no longo prazo punir o regime do presidente sírio Bashar al-Assad.
Islã não é fanatismo
Em Meca, Petra, uma francesa que se chama Nur desde sua conversão à religião muçulmana diz que o Islã no qual acredita "não é um Islã fanático".
Quando é perguntada sobre os bombardeios da coalizão, esta mulher, vestida com uma abaya (túnica) preta e com um véu branco que cobre seu cabelo loiro, é muito crítica.
"É inadmissível", afirma. "Tentam nos fazer acreditar em coisas que não correspondem necessariamente à realidade", acrescenta, lembrando o exemplo do Iraque em 2003, quando os Estados Unidos intervieram alegando a presença de armas de destruição em massa.
Segundo ela, "atualmente há uma vontade de fazer com que as pessoas temam o Islã". Ela reconhece que oculta sua religião em suas atividades profissionais. "É impossível, se usar o véu não posso trabalhar", confessa.
E conclui: "o Islã como era vivido na época do profeta ão tem nada a ver com o que nos fazem acreditar hoje".
Um comentário que desperta aprovação e sorrisos entre os demais peregrinos franceses.


Fonte: aleteia.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain