.

.

21 de agosto de 2014

Episcopado sudanês lamenta fechamento da Rádio Bakhita

O fechamento da Rádio Bakhita, em Juba, foi definido como um acontecimento “desagradável” pelo Secretário Geral da Conferência Episcopal Sudanesa, Padre Jacob Odwa. A emissora era a principal rádio católica no Sudão do Sul.

Em 16 de agosto, o serviço de segurança tomou de assalto a sede da emissora em Juba, bloqueando as transmissões e prendendo alguns jornalistas, que foram liberados em seguida, com exceção do Redator-chefe Ochan David Nicholas, ainda em custódia cautelar. A rádio foi acusada de ter veiculado notícias de opositores, ligados ao ex-Vice Presidente Riek Machar, que acusavam as forças do governo de terem iniciado os ataques nos recentes combates travados nos Estados de Unity e de Jonglei.

Padre Odwa lamentou o fato de que o governo poderia ter apresentado as próprias razões em modo diferente, ao invés de fechar a “voz da Igreja”.
Diversos expoentes da sociedade civil definiram como “inconstitucional” a interrupção das transmissões da Rádio Bakhita, assim como a prisão de Nicholas, que foi detido não pela Magistratura, mas pelos serviços de segurança que não tem a faculdade de deter pessoas e mantê-las sob custódia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain