.

.

4 de julho de 2012

PROSELITISMO

* Proselitismo é o nome dado à busca ativa de uma religião por novos fiéis. 
Em sua origem grega, o termo designava a adesão de pagãos ao judaísmo, mas esse sentido primeiro foi perdido há muito tempo. 
Hoje, "proselitismo" é usado com conotação negativa, para descrever a suposta agressividade de uma religião (concorrente) em converter novos seguidores.*

Caros irmãos e irmãs, nós católicos acreditamos na unidade e na universalidade da Igreja de Cristo. Rezamos e trabalhamos para que, conforme o desejo do divino Fundador da Igreja, "haja um só rebanho e um só pastor" (Jo 10,16).

Infelizmente vemos que a unidade está cada vez mais difícil nesses últimos tempos. Há um fato que nos entristece muito e que todo católico e agente de pastoral não pode deixar de lado, como de secundária importância. É que no meio de nosso povo há muitos "irmãos separados" (às vezes mais separados que irmãos) que espalham de casa em casa, às vezes invadindo mesmo, muitas dúvidas e muitas falsidades e com tal insistência (e bota insistência nisso!) que conseguem às vezes afastar da religião católica, cristãos não muito bem preparados.

Com certos "irmãos separados" (membros do protestantismo ou de seitas) é simplesmente impossível iniciar um diálogo sério, fraterno, construtivo. O que interessa a eles é atacar o catolicismo e ganhar um novo adepto: custe o que custar! E para conseguir o intento recorrem, muitas vezes, a astúcias, inventam mentiras, citam versículos bíblicos isolados sem levarem em conta o contexto, denigrem a imagem do Papa, criticam a devoção mariana, blasfemam contra a Santíssima Eucaristia e outras "coisinhas" que não posso, ou melhor, não devo aqui relatar.

Este modo de agir é muito alastrado. Os nossos Bispos reunidos em Puebla notaram bem este fato. "Muitas seitas se têm mostrado clara e pertinazmente não só anticatólicas, mas até injustas contra a Igreja e tem procurado minar os seus membros menos esclarecidos" (Puebla n.80).

Não tenho o menor receio de dizer que, para mim, um dos problemas mais graves que desafiam a Igreja Católica é o ativismo proselitista das seitas neopentecostais. É sabido por todos que essas seitas são agressivamente anticatólicas. Repito: agressivamente! Elas são ativistas e proselitistas ao extremo e, por vezes, declaradamente anticatólicas.

Essas pessoas que batem constantemente às nossas portas querendo ler a Bíblia, falando de fim do mundo, vendendo revistas, deixando panfletos... são 100% proselitistas*.

Queridos irmãos, a Igreja tem sido atacada por todos os lados. O que vemos claramente no discurso de alguns membros dessas seitas neopentencostais, é que eles se consideram todos salvos (pois são todos santinhos) e que nós católicos, estamos todos condenados ao fogo do inferno (pois somos muito pecadores). Você já deve ter escutado algo assim, não?! Ninguém agüenta isso mais!

Veja o que acontece (e não é exagero, viu?): a Igreja tem seus dogmas, eles os combatem! A Igreja possui uma moral pura, santa, um sacerdócio virgem. Guerra, pois, ao celibato! A Igreja possui um culto majestoso, atraente, manifestação da sua fé e de seu amor. Guerra, pois, à liturgia católica! A Igreja honra os santos. Guerra aos santos (dizem que os católicos são idólatras!). A Igreja católica crê que S. Pedro e seus sucessores são os representantes de Cristo na terra. Guerra ao Papa! (Tem uma seita por aí que diz que o papa é o anticristo, ou seja, o próprio diabo! "Ninguém merece!") A Igreja crê na pureza Imaculada da Mãe de Deus, honrando-a e invocando-a. Prefiro não comentar! A Igreja crê na confissão, no poder que o sacerdote recebeu de Cristo, de perdoar os pecados. Guerra à confissão e aos padres! A Igreja crê nos sete sacramentos, no poder da oração, no valor das boas obras, nas indulgências concedidas pela Igreja. Guerra à Igreja! E por aí vai...

Precisa dizer mais alguma coisa? Como podemos notar, essas seitas são claramente e declaradamente anticatólicas e proselitistas!

Dito tudo isso, pergunto: você tem assumido o seu batismo? Tem procurado viver verdadeiramente o catolicismo? Tem procurado ler a Bíblia e conhecer a doutrina (ensinamentos) de sua fé católica? Quando pessoas de outras "igrejas" batem à sua porta com ensinamentos contrários à nossa fé apostólica, você tem defendido a Igreja e testemunhado a sua catolicidade? Você tem adorado Jesus na Eucaristia, venerado Nossa Senhora, respeitado o Papa e demais autoridades eclesiásticas? Na sua família, no seu trabalho, nos seus estudos, você tem vivido os valores do Evangelho e os ensinamentos católicos? Quando necessário você defende com segurança e autoridade o catolicismo romano e sua fé?
Não basta dizer que é católico se a sua vida tem provado o contrário. Seja uma pessoa de fé! Só se ama aquilo que se conhece. Por isso, procure conhecer mais e mais a Palavra de Deus e a doutrina católica, para que você possa amar cada vez mais e melhor o nosso Deus e a nossa Igreja. Eu tenho a consciência de que tenho feito a minha parte. E você? Tem feito a sua?

Prezados irmãos, Cristo, o verdadeiro Deus, dirigindo-se a Pedro, disse: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16, 18). De Jesus até os dias de hoje, a Igreja enfrentou hereges e heresias, blasfemos e blasfêmias, cismáticos e cismas. E a Igreja continua de pé!

Os adversários passaram e passarão, e suas falsas culturas ficam velhas e esquecidas. E a Igreja conhece sempre sua eterna juventude. Uma juventude de uma senhora de 2000 anos de idade! Uma juventude sempre mais vigorosa e atuante num mundo sempre mais agitado, inquieto e velho.

Qual o segredo dessa eterna juventude da Igreja? É a própria palavra de seu fundador: "Estarei convosco até o fim dos séculos" (Mt. 28, 20). A Igreja é Cristo continuando na história. E Cristo diz ainda hoje e sempre: "No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo!" (Jo 16,33).

Deus te abençoe e te faça, cada vez mais, um católico fervoroso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain