.

.

4 de julho de 2012

Paz Social

A paz é a tranqüilidade da ordem, nenhuma verdade ou visão da verdade se pode impor, muito menos pela violência, embora todos tenham o direito de propô-la, no contexto de uma sociedade de pessoas em diálogo; o perdão, sendo prioritariamente uma atitude pessoal, tem de ter uma expressão coletiva e social, na medida em que as sociedades são conduzidas por pessoas.

Porque todos desejamos uma sociedade alicerçada na justiça e na paz concebida como tranquilidade da ordem. A ordem é a harmonia da sociedade e quando ela assenta na justiça, no respeito pela dignidade de cada pessoa e não apenas na afirmação, mas na promoção da liberdade, a ordem oferece aos cidadãos a tranquilidade.

A construção da tranquilidade na ordem supõe o cultivo de valores como a honestidade e desprendimento no serviço, a competência para bem exercer as funções próprias de cada um, a justiça nos julgamentos e a equidade na distribuição de bens e oportunidades.


Uma ordem social que promova a tranquilidade é incompatível com a corrupção, com as desigualdades e as injustiças sociais, com a persistência da pobreza e da marginalidade.


Nós cristãos encontramos em Cristo, Palavra de Deus, a fonte da verdade. Proponhamos a nossa experiência da verdade com convicção, participando responsavelmente no debate sobre a sociedade que queremos construir.


Eduardo Rocha Quintella
Bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain