Podemos adentrar no significado de misericórdia por diferentes caminhos.
A etimologia da palavra, oriunda do latim, já nos aponta o seu significado: miser + cor; miser = miséria; cor = coração; interpretando esta definição de forma espiritual, misericórdia é o Coração de Deus que vem ao encontro da miséria humana.
Quando praticamos a misericórdia, significa que estamos imitando a Deus, ou seja, unindo o nosso coração ao Dele e, por amor a Ele, derramando-nos sobre quem precisa de oração, de alimento, de uma palavra amiga, etc.
Santa Faustina, a “secretária da Misericórdia Divina” (título que lhe foi dado pelo próprio Jesus), vai nos dizer várias vezes que a misericórdia é o “maior atributo de Deus”, ou seja, Deus se destaca em Sua ação para conosco pela Misericórdia. Vejamos suas palavras:
“O terceiro atributo é o Amor e a Misericórdia. E compreendi que o Amor e a Misericórdia é o maior atributo.
É ele que une a criatura ao Criador. E reconhece-se este imenso amor e o abismo da misericórdia na Encarnação do Verbo, na Sua Redenção; e foi aqui que reconheci que este é o maior atributo em Deus” (Diário, n. 180).
Por fim, a Palavra de Deus não poderia se furtar a nos falar da Misericórdia. E ela o faz em diversos momentos, levando o Povo de Deus a exclamar: “eterna é a sua misericórdia” (Sl 117).
Nosso saudoso Papa, o Bem-aventurado João Paulo II, em sua Encíclica dedicada à Misericórdia Divina (Dives in Misericórdia – Deus é rico em Misericórdia), vai citar vários textos bíblicos que falam deste atributo de Deus: Ef 2,4; II Cor 1,3; Lc 15, 11ss; Ex 34,6; Is 49,15 etc).
Vale a pena ler esta maravilhosa Encíclica!
Pe. Silvio R. Roberto, MIC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!