.

.

7 de outubro de 2015

Projeto Congresso Eucarístico Nacional é lançado em Belém (PA)



 “A maior riqueza que podemos oferecer é a nossa fé”, expressou o Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira no lançamento do Projeto Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016), que aconteceu na segunda-feira, 5, na capital paraense.

O XVII Congresso Eucarístico Nacional acontecerá entre os dias 15 e 21 de agosto de 2016, tendo como tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”. O evento marcará o quarto centenário da cidade de Belém e os 400 anos de evangelização da Amazônia.

Durante o lançamento, a Arquidiocese, representada pelo Arcebispo e pelo Bispo auxiliar, Dom Irineu Roman, firmou parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA) e com a Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), para a realização do Congresso

Dom Taveira destacou que a Arquidiocese “tem em mãos a responsabilidade de mostrar para o Brasil” as riquezas da região e que a maior de todas elas é a fé de seu povo.

Durante o evento foram apresentados o hino do CEN2016 e o hino do Congresso de 1953, que também teve como sede a capital paraense.

São aguardados para o Congresso Eucarístico Nacional mais de meio milhão de participantes. Serão 150 expositores, 300 Bispos, 1500 padres, 50 mil congressistas. E a programação contará com Celebrações Eucarísticas no Estádio do Mangueirão; Feira de Exposição Arte-Sacra, Feira Católica, Simpósio Teológico e Workshops no Hangar Eventos; Chegada a Procissão Eucarística Fluvial no Portal da Amazônia; Missas em diversos ritos; Várias celebrações nas paróquias e Catedral com presidência de Cardeais, Bispos e Legado Pontifício; Missa de encerramento na Basílica do Santuário, com procissão Eucarística rumo ao Forte do Presépio – local da fundação da cidade de Belém do Pará e o início da evangelização da Amazônia.

De acordo com o site do evento (cen2016.com.br), “o Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus”.

O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene, da qual participaram fiéis e Bispos de vários países da Europa.

No Brasil já foram realizados dezesseis Congressos Eucarísticos Nacionais, sendo o primeiro realizado em 1933, em Salvador (BA).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain