.

.

16 de abril de 2012

Vencendo a Depressão junto com Deus


Depressão: esta é uma palavra que vem se tornando cada vez mais comum no vocabulário do homem moderno; é a realidade dolorosa e angustiante de muitas pessoas que sentem-se como que literalmente imersas num fosso de angústia, tristeza, ansiedade e total desencorajamento interior, Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos.
Uma em cada quatro pessoas sofreu, sofre ou vai sofrer de depressão, em algum momento de sua vida.
Talvez você mesmo esteja vivendo esta realidade. Uma realidade que só compreende quem a vivencia.
A depressão pode ter muitas causas diferentes; tem diversos sintomas quando está presente na vida de uma pessoa -
mas, como Pe. Chrystian disse,somente quem a viveu ou a experimenta, conhece a real dimensão de sua dor.
 Os sintomas da depressão são muito variados:

- Perda de interesse ou energia
- Humor deprimido
- Dificuldade de concentração
- Alterações de apetite e do sono
- Lentificação das atividades físicas e mentais
- Sentimento de pesar ou fracasso, pessimismo
- Dificuldade de tomar decisões, inquietação
- Achar que não vale a pena viver, desejo de morrer
- Chorar à toa - Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança
- Dificuldade de terminar as coisas que começou
As pessoas depressivas acham que ninguém à sua volta entende a linguagem de suas dores; elas pensam que estão afundando num poço sem fundo, sem volta e sem solução... O deprimido sente como se nunca mais em sua vida, fosse conseguir voltar a ser quem ele era; voltar a ser alegre, como um dia foi; ter novamente ânimo para viver, coragem para enfrentar os desafios do dia a dia.
Quando se está com depressão, até viver cansa.
Alguns acham que até pensar no assunto já estejam sendo pesado demais para eles.
O deprimido se sente fraco e impotente diante de seus conflitos interiores; totalmente desfalecido diante dos medos quase esmagadores que tomaram de assalto o seu interior.
Ele deseja sumir, desaparecer - e, talvez, até mesmo, morrer.
Só para escapar de alguma forma deste vazio, desta angústia, desta náusea, deste desespero, deste nada interior. Mas a realidade é que existe uma saída, uma volta, um recomeço, um retorno, uma solução para ele.
Por mais que os seus sentidos gritem que não - acredite - há uma saída! Não uma mágica, nem uma fórmula - mas um caminho de Restauração!
Uma pessoa deprimida pode ter sofrido a perda de alguém muito amado, ou, se decepcionou fortemente com alguém em quem depositou seus sonhos.
Quem sabe está estressada e estafada por uma sobrecarga física e emocional, ou, está vivendo debaixo de pressões muito intensas e fortes.
Quem sabe, está há tempos passando por crises em sua família, em seus relacionamentos e em sua vida financeira ou pessoal. Pode ser que esteja lutando contra compulsões que não consegue vencer, ou inclinações que não consegue dominar.
Só ela e Deus sabem. Por isso a pessoa com depressão precisa se permitir dizer algo para dentro de sua dor:
 “VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA!
Como alguém que se sente engolido por algo maior que si mesmo pode vencer isto?
Será que, realmente, há respostas práticas e um caminho equilibrado para superar toda esta crise?
Com certeza há! Primeiro, o depressivo precisa aceitar o fato de que é humano, e como ser humano, é um ser complexo - muito complexo. Ele é espírito, alma e corpo.
É assim que a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus nos apresenta.
Quem tem depressão tem emoções e sentimentos; reage às situações e às circunstâncias de maneira profundamente pessoal, tem um corpo, cheio de suas complexidades.
O depressivo é humano! Tem necessidades, carências, desejos, anseios e características próprias do ser humano. Por isso é importante que aceitem sua condição, aceitar seus sentimentos e principalmente exteriorizá-los, não devem os guardar pois todo ser humano deve ter uma válvula de escape, nunca deve se julgar por ter sentimentos ruins, apenas não deve se deixar ser levado por eles. As pessoas devem ter mais fé e ocuparem seu tempo, para que pensamentos negativos não as rondem. Com Cristo você vai superar, pense no Senhor e recorra ao seu amor porque ele é fiel e justo.
As pessoas que sofrem deste mal devem parar de se maltratarem e culparem os outros.
Você que tem depressão ou convive com alguém que tenha, você compreende este imenso amor de Deus por sua vida?
Que há um Deus lindo, sublime, soberano, todo-poderoso, incomparável e eterno que ama você?
Talvez, você fique pensando que Ele não entende a dimensão e a força do seu sofrimento; mas, a Bíblia diz que Jesus foi "homem de dores, e que sabe o que é padecer". Jesus sabe o que é sentir-se deprimido e decepcionado. Ele sabe o que ficar emocionalmente exausto, ser abandonado, covardemente traído, injustamente acusado, exposto à vergonha, ser violentado emocional e fisicamente.
Ele entende a crueza e a terrível intensidade da sua dor.
A pessoa com depressão não deve se condenar por ter sentimento ruins, mas ao mesmo tempo não deve se entregar a eles. Devem respeitá-los, sabendo que Deus a ama e cuida de dela.
Deve se abrir para Deus, para receber dele o amor, o consolo, o carinho e uma visão renovada dela mesma e de sua vida. Deve deixar Deus a ajudar a ler a história de sua vida com os olhos dele. Com certeza, um dia, o deprimido vai olhar para trás e concluir que Deus atravessou este vale escuro junto com ele, sem abandoná-lo um só momento - e que, juntos, os dois chegaram ao outro lado.
Deprimido, convide Jesus Cristo a ser o Senhor de sua vida, faça-o agora.
É simples; como uma criança dando seus primeiros passos. Jesus disse que precisamos nos tornar como crianças para entrar em seu reino.
Convide Jesus, numa oração simples de fé, a entrar em seu coração, e a assumir o controle de sua vida.
Você está deprimido? Deus te ama profundamente.
Ele está no controle de todas as coisas e de sua vida também.
E ele se importa com cada detalhe do seu ser.
Ainda que você não consiga entender, você ainda assim pode confiar. Este Deus já provou o seu imenso amor por você ao dar seu único Filho, Jesus, para morrer na cruz em seu lugar.

 Fonte: Por Maria José Lopes Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain