.

.

4 de abril de 2012

Católico-Apostólico-romano ou "Caótico-Apostático-Romântico"?

Pelo que fiquei sabendo, muitos católicos que andam perdidos por aí, adotam um cristianismo original.
Em vez de: católico-apostólico-romano, passam a ser: caótico-apostático-romântico... E bote isso tanto no masculino como no feminino! Comecemos pelo "católico-caótico".
A palavra "católico" é um adjetivo da língua grega que significa "universal".
Quer indicar que o cristianismo deve ser universal, abranger todos os povos de toda a terra e de todos os tempos.
Já o cristão "caótico" faz uma misturança de tudo e faz uma religião das suas conveniências, catando aqui e ali meias verdades e... bota tudo no "liquidificador" do seu egoísmo, aperta o botão da sua ignorância, e... dá aquela mistura caótica de católico-umbandista-cientificista-espiritualista-isotérico-protestante e... diabo-a-quatro. E depois se mete a discutir religião sem entender bulhufas!
A fé desse cristão fica na periferia.
O "caótico" cria uma religião liberalóide, à imagem e semelhança de suas idéias e gostos.
Assim é fácil, não?... Outro tipo muito interessante é o cristão que se diz católico-apostólico, mas em vez de "apostólico", ele é "apostático". Meus caros, fica muito fácil verificar qual é a verdadeira Igreja Apostólica: a que vem desde os tempos dos apóstolos, do tempo de Cristo, portanto.
A Igreja verdadeiramente Apostólica é aquela que se reúne em volta do sucessor de São Pedro, na pessoa do Santo Padre, o Papa. Pois bem.
O nosso católico "apostático", em vez de ficar com essa Igreja, ele vai "apostando", como o "caótico", num sincretismo religioso, numa mistura de religiões ou fantasias religiosas, superstições que não podem caber num "mesmo saco", numa mesma vida... São os que mais dizem a conhecida frase dos que não querem se comprometer com nada: "Deus é o mesmo, o que muda é a religião, né?
No fundo é tudo a mesma coisa!" Vai nessa pra você ver onde isso parará! Assim, de manhã o "apostático" aposta na missa.
Ao meio dia, aposta no horóscopo.
À tarde, aposta no protestantismo. E à noite, em que "aposta" o nosso "apostático"?
No terreiro de macumba, saracoteando no terreiro e quejando... Nem cristão, nem católico, nem apostólico, mas: "apostático"...
 E o terceiro tipo?
"Ái Jésúis!" É o chamado cristão-católico "romântico". Dizemos "romântico" em oposição a romano; isto é, sem a adesão incondicional à Igreja de Jesus Cristo, desde o início situada em Roma, onde fica o túmulo do primeiro papa (Pedro). "Romântico" é o católico superficial que age ao sabor do "gósto não-gósto".
É o católico que só participa de Missa quando está em apuros, não perde a procissão do Cristo-morto, vai à Igreja em ocasiões esporádicas: batismo, casamento, primeira comunhão, missa de sétimo dia... (Isso quando vai!) Fora isso, vive como se Deus não existisse ou dizem sempre: "reza pra mim na missa" ou "eu rezo em casa mesmo" ou ainda "eu me confesso direto com Deus"... e assim vai: num romantismo danado! O que disse até aqui, pode parecer engraçado... mas é muito triste! Isso tudo sem falar dos que se denominam: "católicos não praticantes"! Isto existe? Hum... vejamos.
Católico não-praticante é um termo para designar aqueles que, apesar de batizados na Igreja e declarando-se católicos, não praticam a religião em sua plenitude.
Hoje, infelizmente, não é raro encontrar "católicos" que afirmam ser adeptos da religião e freqüentam cerimônias como o "Casamento" casamentos e o "Baptismo" batizados, mas que não tomam parte regularmente de ritos como a Celebração da Santa Missa aos domingos e raramente recebem algum dos o "Sacramento" sacramentos.
Esses "católicos" muitas vezes desconhecem partes importantes da própria religião e quase sempre discordam dos ensinamentos morais da Igreja quando estes não estão adaptados a tendências do mundo contemporâneo como o relativismo cultural e a liberalidade sexual. Triste, não? Na verdade, não há católicos "não praticantes", porquanto uma organização vive dos seus membros e do respeito pelas regras que garantem a sua existência. (...)
Quem, com consciência, perfilha o catolicismo, terá de se submeter às suas diretrizes.
Caso contrário, um católico "não-praticante" assemelha-se a um cidadão "não praticante".
Isto existe?
 Daqui para frente é com você! Você é verdadeiramente católico-apostólico-romano ou "caótico-apostático-romântico"?

A decisão é sua... e as conseqüências também!

 Pense nisso...


 Fonte:Padre Chrystian Shankar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain