.

.

12 de junho de 2011

O mundo Romano no tempo de Jesus e no Início do Cristianismo - O lado Militar

O imperador era chefe do exército, pois o lado militar desta paz estava em primeiro lugar. As moedas falam muito neste período.
Elas trazem a figura de Marte, deus da guerra, ou da Vitória sobre a mão da deusa Roma, ou da deusa Paz que, em uma das moedas, coloca o pé direito em cima da cerviz de um vencido.
A paz estabelecida e mantida com meios militares era acompanhada de rios de sangue e lágrimas, devastações a fogo e à espada.
O historiador Plutarco (em seu livro Antonius) atribui a César uma "indomável sede de domínio", sendo assim a encarnação da romanidade, que se pôs no caminho dos vencedores  e que, então, se viu forçada a nele continuar, considerando vergonha esmorecer no meio dos seus sucessos (Flávio Josefo em seu livro Guerra Judaica).
Diante disto, os povos submetidos só tinham que reconhecer este poder opressor e aceitá-lo mesmo com terror, medo, sempre prontos para executar ordens.
Roma destruía e arrasava muitas vezes as cidades conquistadas,porque " a fama da guerra documenta-se em ruínas "( Klaus Wengst em Pax Romana).
O historiador Tácito ( em seu livro Anais) relata como em uma campanha o chefe do exército romano "exterminava a ferro e fogo todos aqueles em quem reconhecia atitude hostil a respeito dos romanos" .
Foi  realmente imenso o preço  que os povos conquistados por Roma pagaram para usufruir dos "benefícios" que ela lhes oferecia!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain