Vivemos um momento histórico para a Igreja e para o mundo. O Santo Padre, o Papa Bento XVI, em uma demonstração de extrema humildade e desapego, renunciou como Bispo de Roma e a Sé do Apóstolo São Pedro está Vacante.
Este momento nos veio exatamente no período da Quaresma, tempo forte de penitência, de retomada do caminho para Deus através do jejum, da esmola e da oração; tempo de conversão. De modo particular este tempo, com os últimos acontecimentos e a pessoa do Santo Padre, nos coloca diante dos grandes desafios que o mundo tem a enfrentar. Nós batizados e, especialmente os que assumimos a responsabilidade do ministério apostólico como ministros ordenados, somos chamados a renovar nossa profissão de fé e nosso compromisso com a missão de levar a Boa Nova do Reino a todos.
Contudo, não é tempo de dúvidas, angústias ou sofrimento, mas de plena confiança e entrega aos desígnios de Deus. Somos imensamente gratos pela bênção que foi o pontificado do Papa Bento XVI. Estamos em comunhão com toda a Igreja na oração pelo Colégio dos Cardeais que, em Conclave, se reunirão nos próximos dias para a eleição do novo Sumo Pontífice, segundo a inspiração do Espírito Santo.
Peço a todos que, nas preces das Santas Missas, outras celebrações e reuniões das nossas Paróquias, Capelas, Comunidades e Organismos, confiantes no Espírito Santo, que conduz a Igreja de Cristo, rezem especialmente pelos Cardeais, pelo Conclave e por aquele que, com a graça de Deus, será eleito o sucessor do Apóstolo São Pedro.
Recordamos que, no período da Sé Vacante, na celebração da Santa Missa, durante a Oração Eucarística, omite-se o trecho que menciona o Santo Padre.
————————————————————————————————————————–
A partir das 16 horas, horário de Brasília, do dia 28 de fevereiro de 2012, a Santa Sé está vacante.
Ou seja, não temos um Papa. Isto significa que o nome do Papa Bento XVI não deverá mais ser pronunciado na Oração Eucarística.
Conforme comunicado recente do Vaticano, Bento XVI recebeu o título de Papa Emérito ou de Romano Pontífice Emérito. O nome dos bispos eméritos não é pronunciado nas Orações Eucarísticas e a razão é simples: não se trata apenas de um gesto de piedade, de uma oração deprecatória, mas de um ato que atesta nossa comunhão com o pastor da Igreja local e, neste caso específico, da Igreja universal.
- Oração Eucarística
Apresentamos abaixo o texto de algumas Orações Eucarísticas, colocando em destaque a parte que deve ser omitida:
OE I: Nós as oferecemos pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra. Nós as oferecemos também pelo vosso servo o Papa (N.), por nosso Bispo (N.)….OE II: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o Papa (N.), com o nosso Bispo (N.), e todos os ministros do vosso povo.OE III: Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa (N.), o nosso bispo (N.), com os bispos…..OE IV: E agora, ó Pai, lembrai-vos de todos pelos quais vos oferecemos este sacrifício: o vosso servo o Papa (N.), o nosso bispo (N.), os bispos do mundo…..OE V: Dai ao santo Padre, o Papa (N.), ser bem firme na Fé, na Caridade, e a (N.), que é Bispo desta Igreja muita luz pra guiar o seu rebanho.O mesmo com as demais…
Quanto ao formulário de Missa para a eleição do Papa que consta no Missal Romano (cf. edição brasileira Paulus, pg. 885), é necessário recordar que estamos no tempo da Quaresma. Por isto, os formulários de Missas para as diversas necessidades só podem ser usados nos dias de semana (cf. Instrução Geral do Missal Romano, n. 374).
Orações para a eleição do Papa
- Antífona de entrada (1 Sm 2, 35)
Farei surgir um sacerdote fiel,
que agirá segundo o meu coração e minha vontade.
Eu lhe darei uma casa que permaneça para sempre
e ele caminhará na minha presença todos os dias
- Oração do dia
Ó Deus, pastor eternos,
Que governais o vosso rebanho com solicitude constante,
No vosso amor de Pai
Concedei à Igreja um pastor que vos agrade pela virtude
E que vele solícito sobre nós.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
Na unidade do Espírito Santo.
- Sobre as oferendas
Ó Deus, sede compassivo para conosco,
e dai-nos, pelas oferendas que vos apresentamos,
a alegria de ver à frente de vossa Igreja
um pastor do vosso agrado.
Por Cristo, nosso Senhor.
- Antífona da comunhão (Jo 15, 16)
Fui eu que vos escolhi e enviei
para produzirdes fruto,
e o vosso fruto permaneça, diz o Senhor.
- Depois da comunhão
Refeitos, ó Deus,
pelo sacramento do corpo e do sangue de vosso Filho,
dai-nos a alegria de possuir um pastor
que dirija o vosso povo no caminho da virtude
e faça penetrar em seu coração a verdade do evangelho.
Por Cristo, nosso Senhor.
Fonte: Dom Airton José dos Santos - Arcebispo Metropolitano de Campinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!