.

.

28 de dezembro de 2011

A Vida no Seminário


Muitos fazem uma idéia errada do que é a vida no Seminário. Muitos imaginam uma vida muito severa, um horário rigorosíssimo. Mas, em realidade, não é assim.
A vida no Seminário é uma vida muito equilibrada.
E por ser equilibrada, há tempo para tudo: Oração, silêncio, estudo, trabalho, recreio, etc.
 Nem só rezar, nem só estudar, nem só brincar, etc., mas um pouco de cada coisa.
Vamos ver então como é o dia de nossos seminaristas.
O Seminarista se levanta às 5h 30min (nos sábados, domingos e feriados levantam-se mais tarde). Começam o seu dia na capela, aos pés do Senhor Sacramentado, com a meditação pessoal, o canto do Ofício Divino e a Santa Missa (solene ou cantada nos domingos e dias de festa).
 Às 7:40 é o café da manhã, que eles mesmos preparam.
Às 8:15 o sino convida para as aulas que vão até as 11:50.
Ao meio dia, eles rezam o Ângelus, fazem o exame de consciência e Cantam outra parte do Ofício Divino,Sexta. Em seguida vem o almoço, durante uma parte do qual, segundo um antigo uso das casas religiosas, os seminaristas ouvem a leitura de algum livro edificante e instrutivo.
Segue um tempo para o trabalho (lavar a louça, fazer o asseio da Casa, cuidar dos jardins, etc.) um pouco de recreação, e depios um tempo livre, para descanso, oração, etc.
Nas quartas-feiras o trabalho se estende até a hora do lanche.
 Às 15:00 é servido um lanche e há um tempo para uma pequena recreação.
Nas quintas-feiras a parte da tarde é toda destinada ao lazer (futebol, cominhada, corrida, etc) Como estamos ainda dentre da cidade, este recreio da quinta-feira é feito no Sítio, onde está sendo construído o novo Seminário.
 Às 17:30, três vezes por semana, os seminaristas têm aula de canto, sobre tudo gregoriano.
Aos domingos e dias de festa, há o canto solene das Vésperas.
 Às 18 horas, nas terças, sextas e sábados, há conferências dadas pelos padres do Seminário ou algum outro padre convidado.
 Às 18:30 os seminaristas rezam em comum o Terço de Nossa Senhora, em seguida (19:00) vem o jantar, seguido de um recreio no qual o seminarista pode ler publicações interessantes, ouvir músicas, telefonar para seus familiares, conversar amigavelmente com os colegas, etc.
 Às 20:30 horas, toda a comunidade canta as Completas (a oração da noite do Ofício Divino), em seguida, descanso.
No fim do ano, o seminarista visita seus familiares, junto dos quais passa uma parte das férias; a outra parte, o seminarista passa exercendo algum apostolado, e depois, todos juntos, na Casa de Férias do Seminário, no Cachoeirão. Periodicamente, os padres promovem passeios com os seminaristas a Santuários, museus, lugares e cidades históricas, ao litoral, etc.
Há também passeios por montanhas, florestas, fazendas, ao mar, etc.

 Fonte: Pe. Gaspar Pelegrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain