.

.

28 de setembro de 2010

  O Carisma Estigmatino - São Gaspar Bertoni


Para compreender o carisma Estigmatino é necessário nos reportarmos à experiência de vida de São Gaspar Bertoni, fundador da Congregação. Vamos passar aqui uma vista sobre ela, recomendando, para maior aprofundamento, a bibliografia abaixo relacionada.


Pe. Gaspar Bertoni foi um homem que realizou em sua vida uma experiência singular de Deus. Essa experiência mística de Bertoni efetiva-se numa maneira prática específica de viver o Evangelho de Jesus Cristo. E é aí, na sua vida, que temos espelhado o carisma Bertoniano (Estigmatino).


A experiência mística de Pe. Gaspar foi fazer em tudo a vontade de Deus. Para tanto é necessário ABANDONAR-SE NELE (e confiar como a criança nos braços da mãe). SER TODO DE DEUS.


Toda mística verdadeiramente divina resulta em uma ação concreta em favor de outros. Por isso Pe. Gaspar, percebendo a vontade divina para as necessidades da época, dedicou-se a cuidar dos feridos de guerra, que lotavam os hospitais; da juventude, que crescia desamparada e entregue aos desmandos e à libertinagem causados pela guerra; da pregação da Palavra de Deus, nas missões populares e para o clero, que também fora afetado por aquele ambiente nada salutar. Foi também notável conselheiro e incentivador de outros fundadores de congregações religiosas.


Passemos agora uma vista sobre os pontos mais fortemente enraizados no carisma Bertoniano, que ele transmitiu aos seus filhos Estigmatinos: a FORMAÇÃO DA JUVENTUDE, a PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS e as MISSÕES POPULARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain