.

.

12 de agosto de 2010

A Mulher do Apocalipse



O capítulo 12  é o  coração do Apocalipse. Inicia - se assim:



" Apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés, e sobre a    cabeça uma coroa de doze estrelas.
  Estava grávida e gritava, entre as dores do parto, atormentada para dar à luz " ( 12, 1-3 ).
No começo do Apocalipse se diz que a revelação de Jesus Cristo acontece por meio de  sinais(1,1).
E o capítulo 12 afirma que a Mulher é um grande sinal (12,1).
O sinal é a primeira indicação para compreendermos quem é essa Mulher.
O sinal sempre aponta para uma realidade que vai além, para um sentido escondido por trás do próprio sinal. Portanto, para entender quem é essa Mulher, precisamos mergulhar fundo.
A Mulher aparece no céu. Mas o céu no apocalipse não é lugar que possa ser localizado.
Quando ele fala de céu, nós devemos entender Deus ou algo relacionado com ele. O sinal, portanto, vem de Deus.
O apocalipse não diz abertamente quem é essa Mulher, pois pretende provocar a reflexão dos leitores. Para isso dá algumas dicas, por exemplo, as roupas e enfeites que ela usa: sol que que a envolve como vestido, lua debaixo dos pés, estrelas sobre a cabeça.
No apocalipse as roupas  sempre têm significado simbólico. São como que a carteira de identidade das pessoas. Por isso o sol, a lua e as estrelas - que também são simbólicos - são um jeito próprio desse livro para dizer quem é essa Mulher.
Portanto, ao afirmar que a Mulher está vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça, o apocalipse quer dizer que Deus ama, envolve e protege continuamente essa Mulher. De fato, a roupa a envolve ao redor, e os enfeites (lua e estrelas) a envolvem por baixo e por cima. Mais ainda: visto que o sol aparece de dia, e a lua e as estrelas brilham de noite, o Apocalipse afirma que Deus envolve e protege continuamente essa Mulher.
Ela "estava grávida e gritava, entre as dores do parto, atormentada para dar a luz". Segundo o autor desse livro,a capacidade mais importante da mulher é sua capacidade de dar a luz, de modo que  mulher e vida são coisas inseparáveis. Porém dar a luz é sempre um grande risco. Ainda hoje há mulheres que perdem a vida no parto. E mais:
A mulher está dando à luz diante de um grande Dragão, cor de fogo, disposto a devorar o filho, logo que ele nascesse (12,3-4). Percebemos a gravidade da situação: risco de vida para mulher e ameaça de morte para  o fruto de vida que ela está para pôr no mundo. É fácil entender que o Dragão representa algo muito negativo: ele procura destruir a vida na sua fonte (devorar o filho) tentando destruir a própria fonte de vida (devorar a Mulher, veja 12,13-15).



Quem é essa Mulher?



Para quem lê o apocalipse, ela recorda Eva, a mãe da humanidade (Gen 3,15-20). Mas é  também o povo de Deus do Antigo Testamento.
A Mulher recorda também Maria, que deu à luz o Filho de Deus.Quando Jesus nasceu, Herodes procurou destruí-lo ( veja Mat 2,1-18). Alías a tradição cristã quase sempre viu nessa Mulher uma figura de Maria. Isso passou para a liturgia, de modo que em algumas festas de Maria (por ex: a Assunção) se lê o capítulo 12 do apocalipse.
O apocalipse foi escrito com a finalidade de animar as comunidades, pois 70 anos após a ressurreição de Jesus, no ano 95, o imperador Domiciano mandou matar todos os cristãos, esses foram tempos muito díficeis para as comunidades.
Como a Mulher do apocalipse 12, elas estavam " dando à luz " o projeto de Deus diante do Dragão,o imperialismo romano, portanto a proposta do apocalipse para essas comunidades era que elas deveriam ser comunidades proféticas, isto é, comunidades que denunciassem a sociedade injusta, procurando dar à luz o projeto de Deus em meio a muitas dores, como as dores de parto.
Portanto a Mulher do Apocalipse capítulo 12 representa sobretudo as comunidades daquele tempo e também de hoje. Elas não se conformam com a injustiça presente na sociedade e denunciam profeticamente, com o risco de perder a vida. Porém nessas dores de parto, elas são continuamente amadas,envolvidas e protegidas por Deus, que as defende e salva. Vale a pena ler esse capítulo com esta indicação:ver de que lado Deus está no conflito que as comunidades enfrentam para ser fiéis à sua vocação.
Para toda mulher que dá à luz, o parto é ao mesmo tempo sofrimento e alegria: sofrimento por causa das dores e alegria pela vida que nasce.É assim que o apocalipse vê as comunidades proféticas de ontem e de hoje: no sofrimento e na fraqueza estão gerando e dando à luz o projeto de Deus na história. E Deus está do lado delas, protegendo - as e salvando - as.


Com quem essa Mulher se parece hoje?


Com todas as comunidades que mantém firme o compromisso com a justiça, denunciando -a e resistindo aos Dragões que tentam destruir a vida do povo.Com essas chaves na mão, não é díficil perceber com quais comunidades de hoje a Mulher do Apocalipse 12 se identifica.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain