.

.

22 de agosto de 2013

Continua a perseguição dos cristãos no mundo

Todos os anos mais de 100 mil cristãos são assassinados por razões ligadas em qualquer modo à própria fé. É a denúncia feita nos dias passados pelo Observador Permanente da Santa Sé na ONU em Genebra, Dom Silvano Maria Tomasi (foto). Um dado que mostra, de modo impressionante, quanto a perseguição dos cristãos seja de dramática atualidade e não histórica, do passado. A Rádio Vaticano conversou com Marta Petrosillo, Porta-voz da Associação “Ajuda à Igreja que sofre” na Itália.

R. – "Verdadeiramente é um dado chocante, como disse Dom Tomasi, e infelizmente registramos o aumento da violência contra os cristãos nos últimos anos. Nós, como Ajuda à Igreja que Sofre, verificamos isso também no nosso último Relatório sobre a liberdade religiosa, que examinou 196 países. Desses, 131 são de maioria cristã e não são registradas perseguições, enquanto, por exemplo, nos 49 países de maioria muçulmana se verificam muitos episódios de verdadeiras e próprias perseguições. Também porque, por exemplo, em 17 desses 49 países, o Islã é a religião de Estado".

P. – Chama a atenção uma certa indiferença, um cansaço, por parte da mídia, em geral, mas também talvez dos irmãos cristãos, que vivem no Ocidente...

R. – "Isso é certamente ligado também ao nosso modo de viver a fé de maneira mais branda. Na Europa registram-se não perseguições, mas discriminações, precisamente por motivos ligados ao modo de viver a religião. Acredita-se hoje que a religião, sobretudo a cristã, deva ser vivida somente no privado.
Respeita-se o outro e se crê erroneamente que, respeitar o outro, signifique esconder o próprio credo religioso. Sim, é verdade, infelizmente, a perseguição cristã não faz notícia. Esse pensamento depende também de nós, de nós cristãos. Um sacerdote egípcio me disse que nos tempos de Diocleciano cada centímetro da terra do Egito foi banhado com o sangue dos mártires cristãos”. (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain