.

.

1 de agosto de 2011

Surgimento de um Santuário


A existência de um Santuário não acontece por decreto. Ele acontece por iniciativa dos fiéis, ao descobrirem a presença e a ação especial de Deus, de Jesus Cristo, de Virgem Maria ou de outros santos, por obra de Deus.


O que desperta a peregrinação a lugares determinados de especial presença de Deus, são elementos topográficos capazes de simbolizar a presença do Absoluto, do Santo, do Sagrado, como montanhas, rios, grutas, igrejas e, sobretudo, túmulos dos pais e mães da fé. Além dos elementos topográficos temos também fatos de manifestação do Sagrado, do Santo. Podem ser milagres, fatos maravilhosos como aparições ou visões. Muitas vezes, se trata de meras visões subjetivas, mas que com o tempo despertam a frequência ao lugar. Tornam-se lugares de peregrinação ou “romaria”. Temos um exemplo típico no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil. No fundo verificamos um fato maravilhoso, milagre ou não, não importa. O povo começa a rezar, a se reunir. Torna-se lugar de conversão, de obtenção de graças, transforma-se em lugar de peregrinação, em Santuário. Depois, a Igreja o declara como tal. Existem santuários que nunca foram declarados ou reconhecidos como tais, mas que o são de fato.


3. Mensagem do Santuário


Deus fala, Deus revela sua mensagem não só pela Palavra ou pelos ministros da Igreja. Deus tem muitas maneiras de falar à humanidade. Fala através da criação, fala através de acontecimentos e fala através de lugares, onde sua presença e ação se manifestam intensamente.


Dupla é a mensagem de cada Santuàrio:


3.1. A mensagem de todo Santuário: - Na mensagem comum a todos os Santuários podemos descobrir vários aspectos.


Assim, certos aspectos do mistério de Cristo e da Igreja não se expressam com facilidade na vida ordinária do cristão em sua comunidade paroquial, como por exemplo, o mistério do homem peregrino, do homem a caminho para o caso do Pai, o Cristo peregrino no próprio mistério da Encarnação, a Igreja peregrina. Depois, a Igreja como Igreja universal que se estende por todo o mundo, que vai além da Comunidade paroquial, da Igreja local. 
A peregrinação a um santuário leva o ser humano a viver a dimensão escatológica da própria vida, da Igreja e de toda a humanidade. O Santuário manifesta de modo intenso o lugar do Divino, o lugar do Sagrado, o espaço de Deus. Um quarto aspecto é o da penitência ou da conversão. Peregrinar exige o sair de si, a renúncia a si mesmo, exige disciplina, esforço. Peregrinar exige partir, exige deixar, exige uma atitude de êxodo. 
Depois, realiza-se o confronto com o Divino, com o Sagrado simbolizado no Santuário. 
Pela experiência do espaço do sagrado, do santuário, acontece normalmente a conversão.
 E quantas conversões não acontecem nas peregrinações aos santuários!


3.2. A mensagem própria de cada Santuário: Além da mensagem comum a todo santuário, cada santuário apresenta uma mensagem própria. Tal mensagem pode ser marcada por elementos topográficos e\ou acontecimentos históricos. Terão uma mensagem própria, conforme forem santuários ligados a Deus (por exemplo, o Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade, perto de Goiânia, Brasil), ou revelarem mistérios de Cristo, de Maria ou de algum Santo (Os Príncipes dos Apostolos, Pedro e Paulo, São Tiago, São Judas Tadeu, São Francisco, Santo Antônio, Santa Rita de Cássia).


Nos Santuários de Nossa Senhora temos ainda a mensagem específica, conforme as diversas Invocações à Mãe de Deus. O que vale também em relação aos Santos, particularmente, a São Francisco de Assis.


Fonte: Frei Alberto Beckhäuser, OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain