.

.

8 de abril de 2011

A culpa não é de Deus!


Parem de culpar a Deus pela morte  


Fico impressionado com a imagem que algumas pessoas fazem de Deus, principalmente em relação à morte. Como é comum ouvir pessoas nos velórios tentando consolar os familiares da pessoa falecida com frases do tipo: 
“Você tem que se conformar porque Deus quis assim!” ou 
“Se Deus quis assim, o que é que a gente vai fazer?”.


Uma vez fui consolar uma moça que havia perdido a mãe e a irmã num acidente e lhe disse:


 “Confie em Deus”, “Segure na mão de Deus e Ele vai lhe dar forças”, ao que ela me respondeu: 
“Não me fale de Deus, Ele não me interessa; Ele matou as duas pessoas que eu mais amava e eu não quero saber Dele”. 
Logo concluí que alguém havia dito para ela uma daquelas frases acima.
Por isso, acho que as pessoas precisam parar de ser injustas com Deus, porque a morte não é culpa Dele. Podemos dizer que a morte não é de Deus. 
É mentira que Ele quer a morte. Se dependesse Dele nunca haveria morte. 
Ele é o Deus da vida e o que Ele quer é a vida para todos.


Deus criou o homem e a mulher e os colocou no paraíso. E lá não havia morte.
A morte entrou no mundo como conseqüência do pecado e não por vontade de Deus. 
Deus alertou Adão e Eva que morreriam se “comessem da árvore que está no centro do jardim”, mas Adão e Eva ouviram a voz de satanás, representado pela serpente, e comeram. Deus não queria nem o pecado e muito menos a morte, mas respeitou o livre-arbítrio do homem e da mulher. E foi assim que a morte entrou no mundo: como conseqüência do pecado e não por vontade de Deus. Foi o ser humano quem introduziu a morte no mundo.


Porém, Deus não abandonou os seres humanos ao poder da morte. Ele enviou o seu único Filho, Jesus Cristo, para salvar a humanidade da morte. Jesus não somente se fez humano, mas experimentou a morte. 
No entanto, Ele, e somente Ele, venceu a morte. Ele ressuscitou. A morte não teve domínio sobre Ele. 
Ora, se Jesus é Deus e venceu a morte, quer dizer que Ele lutou contra a morte. Se Ele é Deus e lutou contra a morte, quer dizer que a morte não é de Deus, mas inimiga de Deus. E uma inimiga derrotada.


Desse modo, entendemos que a morte é nossa maior inimiga, mas Jesus a venceu. 
Por isso, Ele é o único Bom Pastor, porque só Ele nos faz atravessar o vale da morte sãos e salvos para chegarmos à morada eterna. Isso significa que qualquer outro pastor que eu seguisse, por melhor que fosse, só poderia me levar até a morte. 
Além da morte só Jesus pode nos levar. Por isso, é a Ele que devemos seguir e amar. 
Tem gente que não quer seguir Jesus por causa do dinheiro, mas os ricos também morrem do mesmo jeito que os pobres. Outros não querem seguir Jesus para conquistar o poder, mas os poderosos morrem do mesmo jeito que os fracos. Outros ainda não querem seguir Jesus para desfrutar de todos os prazeres e acabam morrendo até mais rapidamente.


Se seguirmos a Jesus, também morreremos, mas no momento da nossa morte Ele virá em nosso socorro para nos resgatar e nos dar a vida eterna. E vida eterna é vida sem fim, ou seja, vida sem morte, porque no paraíso a morte não nos alcançará mais.


Portanto, quando você for a algum velório, não fale besteiras. Se você não tem nada para falar, fique quieto. Mais importante que suas palavras é sua presença, sua solidariedade, sua amizade e suas orações. Se quiser dizer algo, que seja:
 “Estou aqui para o que precisar”, “Conte com minha solidariedade”, 
“Confie em Deus porque Ele vai lhe dar forças” ou outra coisa assim. 
Não ponha a culpa em Deus, porque se não a pessoa vai se revoltar contra Ele. E Ele é quem mais pode ajudar num momento como esses.




Fonte:  Pe. Sidney Fabril é coordenador da ação evangelizadora na Arquidiocese de Maringá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain