.

.

12 de junho de 2010

É verdade que a humanidade começou com um casal chamado Adão e Eva?

O povo da Bíblia tem outro modo de ver e de contar a história.Ele não usa datas, documentos etc, como nós. Prefere criar contos, lendas, recordar mitos, não para mostrar como as coisas aconteceram, e sim para que as pessoas, mediante essas histórias, aprendam uma lição para vida.
A palavra Adão, em hebraico " adam ",não é nome de pessoa. Significa simplesmente " ser humano ".Todas as pessoas são "adão". Alías, "adam" vem de outra palavra hebraica, "adamah", que significa, "solo fértil". Para o povo naquele tempo, que normalmente vivia em lugare secos e com pouca chuva, a "admah era símbolo da vida, da fecundidade.
Além disso, o povo da Bíblia usava o barro para fazer boa parte dos objetos de uso diário ( panelas, copos etc...). E sabemos que o barro adquire a forma que a pessoa lhe quer dar. Com isso aprendemos que o ser humano, do jeito que ele é, saiu das mãos de Deus, que o moldou e lhe deu vida.
A palavra Eva, em hebraico " Havvah ", também não é nome de pessoa. É palavra ligada a um verbo hebraico ( hayah ) que significa " viver ". O livro do Gênesis associa o nome Eva ao fato de ela ser a mãe de todos os viventes (3,20). Isso deu motivo para que se começasse a ver nela uma pessoa concreta.
Com o passar do tempo, "adam e havvah" se tornaram nomes de pessoas. Daí passou-se a crer que a humanidade inteira começou com um casal chamado Adão e Eva. O Novo Testamento, e muita gente depois dele, também foram nessa direção. Mas o objetivo do Gênesis não é provar que a humanidade saiu das mãos de Deus.
Mostrando que a Humanidade foi criada no sexto dia, às vésperas do descanso, a história dá a entender que o ser humano foi criado para a comunhão com seu Deus, para a festa e para a solidariedade. Além disso, a história dá a entender que Deus criou a harmonia, e não o caos, a confusão.
Se o mundo é um caos, isso não faz parte dos planos de Deus, mas é resultado do mau uso que a humanidade faz dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain