.

.

2 de junho de 2010

Corpus Christi - seu significado




A celebração do Corpo e Sangue de Cristo tem significado de; partilha, solidariedade; E em tempos de fome, desigualdade social que estamos vivendo essa data é muito importante para refletirmos à respeito de tudo isso que temos presenciado, e colocarmos em pratica tudo aquilo que Jesus nos pediu:
" Amar uns aos outros, como eu vos amei!"pois se seguirmos esse ensinamento de Jesus, com certeza conseguiremos ajudar nossos irmãos mais carentes e necessitados! Afinal de contas isso nada mais é do que exercitarmos a nossa Fé e a Unidade que Jesus incansávelmente pregou quando esteve no meio de nós!"
Infelizmente a maioria dos Batizados não dão o devido valor e respeito a Eucaristia, lamentável realidade que a Igreja tem vivido e também um grande desafio de fazer despertar nos cristãos a importância desse sacramento!
A Eucaristia é considerada o mais importante dos Sacramentos, de onde saem e para onde se dirigem todos os demais,centro da vida litúrgica, expressão da vida e da comunhão cristã!
Corpus Christi, vem do latim que significa Corpo de Cristo, foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 11 de agosto de 1264 mas se tornou oficial a partir de sua confirmação feita pelo Papa Clemente V em 1311 - 1312.
È celebrada sempre na quinta feira seguinte domingo da Santíssima Trindade. Isso porque segundo os evangelhos sinópticos, a Instituição da Eucaristia deu-se na noite quinta feira santa, quando Jesus ceiou pela última vez com seus apóstolos.
No Brasil a festa de Corpus Christi chegou com os portugueses e espanhóis inicialmente teve uma conotação político-religiosa, pois dias antes das procissões as câmaras municipais exigiam que os moradores enfeitassem suas casa com folhas e flores, participavam desse ato membros de todas as classes sociais, inclusive escravos e militares.
Em várias regiões do País e do Mundo é feito um grande tapete onde enfeita-se a rua em que o Sacerdote vai passar com o Santíssimo no Ostensório, com serragem,isopor,papel,papelão,latinhas etc..., no tapete são reproduzidas figuras da vida de Jesus e do Cálice da Ceia e da Virgem Maria.
O dia de Corpus Christi é o dia que temos também para demonstrarmos o nosso amor Santa Eucaristia, pois afinal cremos em Jesus Vivo na Eucaristia! afinal temos vários milagres eucarístico,posso citar como exemplo talvez mais conhecido de todos, "O Milagre de Lanciano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain