.

.

2 de setembro de 2015

Que atitudes nocivas “profanam” o amor matrimonial? Responde o Arcebispo do México


O Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carreira, afirmou que o amor matrimonial pode ser vítima de algumas atitudes nocivas que podem desencadear inclusive a ruptura; algo que constitui um grande desafio pastoral para a Igreja.

Depois de assinalar que a salvação das pessoas casadas está ligada à prosperidade do matrimônio, o Cardeal disse: “Entretanto, o amor matrimonial muitas vezes é profanado pelo egoísmo, o hedonismo e outras atitudes nocivas, sendo tantas vezes causa de separações ou rupturas familiares, gerando sérias e dolorosas consequências nas famílias, na Igreja e na sociedade em geral”.

O Arcebispo participou no dia 31 de agosto da inauguração do curso “Direito Matrimonial e Jurisprudência da Rota Romana”, na Universidade Pontifícia do México, que terminará em 4 de setembro. Entre os apresentadores do curso estão Dom Pio Veto, Decano da Rota Romana; Dom Alejandro Bunge e Dom Alejandro Cedilha, auditores desse Tribunal.

“É verdade que não pretendemos uma cultura ‘divorcista’ na Igreja, mas uma eficiente e expedita aplicação da justiça”, disse o Cardeal, conforme informou o SIAME.

“O Papa Francisco manifestou seu desejo de que os julgamentos de nulidade matrimonial sejam realizados com maior rapidez e, se for possível, de forma gratuita”.

O Cardeal Rivera assinalou ainda que a Igreja é consciente dos grandes desafios pastorais que expõem os divorciados em nova união e as uniões de fato, por exemplo. “O Santo Padre expressou e mostrou sua preocupação a respeito, mas não é um tema próprio dele”.

“Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI, cada um em determinado momento mostrou sua preocupação e promoveu que se estude a maneira através da qual seja possível acompanhar, apoiar e ajudar os fiéis que estão em situações irregulares”, acrescentou o Cardeal Rivera.

Em seguida, o Arcebispo assinalou que “o Pontífice pediu à Rota Romana que realize cursos de Direito Matrimonial e Jurisprudência da Rota, a fim de que sirvam de ajuda e atualização aos vigários judiciais, juízes, notários e demais equipes que colaboram nos tribunais eclesiásticos.

“Com grande entusiasmo e alegria, e respondendo à inquietação do Papa, a Arquidiocese Primaz do México e um servidor abrem as portas a este curso e a todos vocês, esperando que esta semana de trabalho seja proveitosa para todos, e que a Igreja, os Tribunais Eclesiásticos, e todos os fiéis, sejam beneficiados pelos frutos deste curso”, disse o Cardeal.

Por sua parte, o Reitor da Universidade Pontifícia do México, Pe. Mario Ángel Flores, disse que “a família cristã tem a missão de anunciar o amor de Deus com a força do Sacramento nupcial, anuncio a partir do qual nasce e constitui uma família viva, que põe o foco do amor no centro de todo seu dinamismo humano e espiritual”.

Ao concluir a inauguração, Dom Alejandro Bunge leu um texto do Papa Francisco por meio do qual manifesta seu beneplácito pelo grande interesse que existe em relação aos cursos difundidos pelo Tribunal da Rota Romana e esta encomenda “à eterna e amorosa proteção da Santíssima Virgem Maria, no glorioso título de Nossa Senhora de Guadalupe”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain