.

.

30 de maio de 2015

O Papa Francisco pede mais atenção espiritual para matrimônios em crise


“O matrimônio e a família atravessam uma séria crise cultural”, advertiu o Papa Francisco ao receber os bispos da República Dominicana nesta quinta-feira em visita ‘ad limina’ e os encorajou a que “neste próximo Jubileu da Misericórdia, não desfaleçam no trabalho da reconciliação matrimonial e familiar, ampliando a catequese sobre o ideal cristão da comunhão conjugal que deve incluir uma espiritualidade da paternidade e da maternidade”.

“O matrimônio e a família atravessam uma séria crise cultural. Mas isso não quer dizer que tenham perdido a importância, pois é necessário valorizar este tema ”, assinalou o Santo Padre.

Nesse sentido, o Pontífice recordou: “A família é o lugar onde a pessoa aprende a conviver com as diferenças, perdoar e experimentar o perdão, é o ambiente aonde os pais transmitem os valores e singularmente a fé aos seus filhos”.

Entretanto –fazendo referência À Evangelii gaudium- advertiu: “Quando o matrimônio é visto como uma simples forma de ‘gratificação afetiva’, deixa de ser um ‘ aporte indispensável’ à sociedade”, manifestou o Santo Padre.

Por isso, o Papa Francisco pediu aos bispos: “Neste próximo Jubileu da Misericórdia, não desfaleçam no trabalho da reconciliação matrimonial e familiar, como também no trabalho da convivência pacífica: ‘É urgente uma grande catequização sobre o ideal cristão da comunhão conjugal e da vida familiar, que inclua uma espiritualidade da paternidade e da maternidade. É necessário dar uma maior atenção pastoral ao papel dos homens como esposos e pais e também da responsabilidade que compartilham os cônjuges com respeito ao matrimônio, à família e à educação dos filhos’”.

“Sigamos apresentando a beleza do matrimônio cristão: ‘casar-se no Senhor’ é um ato de fé e de amor, no qual os esposos, através do seu livre consentimento, se convertem em transmissores da bênção e da graça de Deus para a Igreja e a sociedade”, afirmou o Pontífice.

Em seguida, o Papa Francisco recordou: “É necessário dar aos jovens uma atenção pastoral cuidadosa, para que não se distraiam na confusão dos valores que buscam mudar a juventude atual. E um dos principais problemas são as leis civis, pois buscam substituir o ensino da religião na escola por uma educação do fato religioso de origem multi confessional ou por uma simples ilustração de ética e cultura religiosa”.

Por isso, o Santo Padre disse: “Não pode faltar pessoas comprometidas neste serviço e nesta missão educativa uma atitude vigilante e corajosa, para que eduquem em todas as escolas segundo os princípios morais e religiosos das famílias. Por isso, é importante oferecer às crianças e aos jovens o ensino catequético conforme à verdade que recebemos de Cristo, Palavra do Pai”.

O Papa Francisco solicitou ainda aos prelados “uma atenção pastoral caritativa aos imigrantes, sobretudo aqueles provenientes do país vizinho Haiti, que buscam melhores condições de vida no território dominicano”.

Por Alvaro de Juana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain