.

.

26 de dezembro de 2010

Livro, usar ou não usar?


Todo início de catequese sempre vem a dúvida, que livro vamos utilizar?
Ou não vamos utilizar o livro?
Muitas pessoas não conseguem viver na catequese sem o livro. Outras abominam qualquer tipo de “engessamento” por parte do livro.
E você? Usa ou não?


Bom, aqui vou escrever a minha opinião sobre o uso do livro na catequese, assim poderemos abrir essa discussão nas igrejas e poderemos refletir sobre a preparação da catequista frente à missão da Catequese. Por isso proponho que me mandem suas opiniões, sugestões, críticas, enfim, o que quiser escrever. Me comprometo em colocar no site aquela opinião contrária à minha que for mais convincente e plausível para democratizar a discussão.


Bom, vamos lá! O livro é sem dúvida uma ferramenta pedagógica que ajuda e nos orienta nos encontros da catequese. Mas a meu ver, muitos livros não só engessam o encontro e a catequese como um todo, como também deixa o catequista preguiçoso. Por quê? Porque em muitos livros, o encontro vem pronto, com as passagens bíblicas, com as dinâmicas à serem feitas, com o direcionamento da discussão em grupo, enfim, o catequista não “prepara”o encontro, ele somente ministra o que o livro pede.


Desculpem-me, mas aí é fácil ser catequista. Não precisa de nenhum tipo de formação, não precisa arrumar tempo para pegar os livros, separar as partes importantes, ir à Bíblia e separar as passagens que irá usar no encontro. É fácil, descomplicado e prático. Talvez seja por isso que tantas pessoas na igreja querem ser catequistas, porque acham que é “fácil”.


Caro irmão catequista, se você pensa assim é ora de rever seus conceitos. Porque entregar seu encontro para um livro é matar toda criatividade que pode surgir de você. É matar toda espiritualidade que possa existir na tua relação com a sua turma. Não que não se possa dar um encontro muito bom baseado no livro. Nem tampouco estou falando mal dos autores de livros para catequese.


Eu só acredito na capacidade que o catequista tem de se doar também na preparação do seu encontro. E que o livro poderia ajudar dando pistas, aconselhando, motivando e preparando o catequista, não o encontro em si.


Por isso que eu acredito que os livros devem ser ferramentas para a formação do catequista e não muleta pra dar os encontros.
 Aconselho que você adote um livro, se achar necessário, para os catequizandos como um suporte em casa. Mas não deixe o livro tomar o seu lugar.
O catequista é um missionário enviado por Deus, porque Ele acredita em você. Porque Ele quer que você se deixe guiar pelo Espírito. Você é muito mais que um livro, deixe que ele te ajude, não que tome seu lugar.


Pense Nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain