.

.

1 de março de 2013

Não é um abandono

 Devemos crer na sinceridade total do Papa, quando diz que «não é um abandono», afirmou o cardeal secretário de Estado Tarcisio Bertone, respondendo a uma entrevista de Fabrizio Ferragni, transmitida pelo tg 1 às 20 horas de terça-feira 26 de Fevereiro. «Na entrevista a Peter Seewald — recordou o purpurado

— o Papa tinha dito:

“A Igreja pode atravessar momentos muito difíceis, momentos de grande dificuldade; o  Papa não abandona a barca de Pedro mas,  quando sente que faltam forças e num momento de ponderação diante de Deus e também perante a própria Igreja, pode decidir renunciar ao ministério petrino”; e assim fez.

E parece-me que nas motivações por ele expressas se intui que ele sente as forças diminuírem. E repetiu-me isto também nestes dias». Depois, esclareceu que o Pontífice sentiu o dever de dar este passo  «especialmente pensando nas viagens, na responsabilidade da Igreja universal». Todavia, fê-lo «sem fugir das responsabilidades e sem abandonar a Igreja».

O cardeal Walter Kasper, presidente emérito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, numa entrevista concedida a Raffaele Luise e transmitida durante o noticiário radiofónico da primeira rede da Rai às 8 horas da manhã de hoje, quarta-feira 27, referiu-se ao momento actual da Igreja e disse que «o desafio principal hoje é a transmissão da fé.

Devemos completar a percepção do Concílio Vaticano II; ainda não cumprimos esta tarefa.
Além disso, é muito importante realizar plenamente a colegialidade».

E ainda a propósito do futuro, afirmou que há necessidade de «uma Igreja modesta, não auto-referencial, talvez não pobre, mas modesta e também humilde».


2013-02-28 L’Osservatore Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain