.

.

12 de outubro de 2013

SEITAS - A Sucessão Batista e o "Rastro de Sangue"


Algumas igrejas batistas dizem que elas são descendentes diretas de certos grupos heréticos do passado. Por isso seriam as "verdadeiras igrejas de Cristo". Pretendem, inclusive, traçar sua origem até João, o batista. Seu principal fundamento é um livreto de 56 páginas chamado "O Rastro de Sangue", de autoria de J.M. Carrol, de 1931.
O autor tenta provar que grupos heréticos do passado, como os Montanistas, Novacionistas, Donatistas, Paulicianos, Albigenses, Cátaros, Valdenses e Anabatistas eram os batistas do passado, e que foram perseguidos pelos católicos e desapareceram. Pelo fato de não existirem qualquer evidências destas alegações, alegam que a Igreja Católica tratou de apagar do mapa as evidências.

O curioso é que os teólogos batistas rejeitam esta idéia como absurda e infundada. Apesar disso alguns batistas continuam a difundir tal idéia (são chamados de "batistas lendários"), para o embaraço da maioria dos protestantes batistas.

Mas vamos rapidamente examinar cada um destes grupos:

Montanistas: rejeitavam os segundos casamentos, mesmo após a morte do primeiro cônjuge. Negavam o perdão dos pecados, tornando-se um movimento sem esperança.

Novacianistas: diziam que nenhum pecado deveria ser perdoado após o batismo. Também proibiam os segundos casamentos. Novaciano proclamou a si mesmo bispo e foi excomungado.

Donatistas: a verdadeira igreja deveria ser composta apenas por eleitos e que os batismos somente eram válidos se feitos por um donatista.

Paulicianos: criam na pluralidade de deuses, dizendo que toda matéria era má, rejeitavam o Antigo Testamento e a encarnação, e ainda diziam que Jesus era um anjo. Não honravam a cruz por acharem que Jesus não foi crucificado.

Albigenses: criam em dois deuses, um bom e um mal. Rejeitavam todos os sacramentos, declaravam ser pecado casar. Eram sexualmente permissivos. A gravidez deveria ser evitada e o aborto era encorajado.

 Cátaros: seguiam todas as heresias dos albigenses.

 Valdenses: diziam que a Igreja não deveria possuir bem algum e proibiam o dízimo. Curiosamente, acreditavam na Sagrada Eucaristia e no Corpo de Cristo.

Anabatistas: praticavam a poligamia e o comunismo. Condenavam as promessas como pecaminosas. Foram fundados por Thomas Munser em 1521. Somente este fato desbanca a alegação batista de antiguidade.

 Observando as "peculiaridades" destes grupos, porque será que alguém ainda vai querer reclamar ser um ancestral de qualquer um deles?

 Jesus prometeu que sua Igreja iria permanecer para sempre (Mt 16,18). O que você acha, então, que Ele esteve fazendo com Sua Igreja ao longo de todos esses séculos? Por acaso Ele estaria brincando com Sua criação, levando-a de heresia em heresia, ora para os montanistas, ora para os valdenses, e assim por diante? Tal pensamento é ridículo, não é mesmo? Pois bem, Ele fez exatamente o que prometeu. Edificou sua Igreja e a sustentará até o final dos tempos, e esta é a Santa Igreja Católica.

 Onde estão as evidências dos protestantes? Se existissem desde o tempo de João Batista, os livros de história especializados estariam cheios de referências, ou pelo menos algo afim. Os escritores da época dos pais da Igreja, os historiadores de sua época, não fazem referência alguma, mínima, sobre esse assunto. O mais interessante, e repudiante para os protestantes, é que estes mesmos escritos falam o nome da Igreja Católica amplamente, dezenas, centenas de vezes. Nos escritos de Santo Agostinho, por exemplo, em quem muitos protestantes acham que extraem suas doutrinas, a Igreja Católica é citada pelo nome cerca de 300 vezes.

Talvez a mais famosa referência seja a da carta de Santo Inácio de Antioquia ao povo de Esmirna, no longínquo ano de 106 d.C. Vale lembrar que Inácio era um padre apostólico, o que significa dizer que em sua vida ele conheceu alguns apóstolos de Cristo.

 Deves seguir a palavra do bispo, assim como Jesus Cristo seguiu a palavra do Pai; siga o presbítero como a um apóstolo, respeite os diáconos como aos mandamentos de Deus. Que nada façam à Igreja sem o conhecimento do bispo. Que a celebração da Eucaristia seja válida quando celebrada pelo bispo ou por quem este designar. Onde estiver o bispo, esteja o povo, assim como onde está Jesus Cristo, está a Igreja Católica. Não é permitido casar-se ou batizar sem a autorização do bispo; mas tudo o que ele aprovar agrada a Deus. Com isso tudo que fizeres será valioso e uma prova contra o mal.

 Inácio de Antioquia, Carta aos Esmirnenses, 8, 106 d.C.

Para finalizar, somente a título de curiosidade, citaremos alguns escritos clássicos onde a Igreja Católica é citada nominalmente, notando que todas as datas são anteriores ao século 7.

Inácio, Carta aos Esmirnenses 8:1-2. J65 106 DC
O Martírio de São Policarpo 16:2. J77, 79, 80a, 81a, 155 DC
Clemente de Alexandria, Stromateis 7:17:107:3. J435 202 DC
Cipriano, A Unidade da Igreja Católica 4-6. J555-557 251 DC
Cipriano, Carta a Florêncio 66:69:8. J587 254 DC
Lactâncio, Instituições Divinas 4:30:1. *J637 304 DC
Alexandre de Alexandria, Cartas 12. J680 324 DC
Atanásio, Carta sobre o Concílio de Nicéia 27. J757 350 DC
Atanásio, Carta a Serapião 1:28. J782 359 DC
Atanásio, Carta ao Concílio de Rimini 5. J785 361 DC
Cirilo de Jerusalém, Leituras Catequéticas 18:1. J836-*839
Dâmaso, Decreto de Dâmaso 3. J910u 382 DC
Agostinho, Carta a Vincente o Rogatista 93:7:23. J1422
Agostinho, Carta a Vitalis 217:5:16. J1456 427AD
Agostinho, Com. Salmos 88:2:14, 90:2:1. J1478-1479 418 DC
Agostinho, Sermões 2, 267:4. *J1492, *J1523 430 DC
Agostinho, Sermão aos Catecúmenos sobre o Credo 6:14. J1535
Agostinho, A Verdadeira Religião 7:12+. *J1548, *J1562, J1564
Agostinho, Contra a carta de Mani 4:5. *J1580-1581
Agostinho, Instrução Cristã 2:8:12+. *J1584, J1617
Agostinho, Batismo 4:21:28+. J1629, J1714, J1860a, J1882
Agostinho, Contra os Pelagianos 2:3:5+. *J1892, *J1898

Como bem ensinou John Henry Newman, "aprofundar-se na história é renunciar ao protestantismo".

Traduzido para o Veritatis Splendor por Rondinelly Ribeiro Rosa.

2 comentários:

  1. vcs falam dos batistas, como são ridículos e cegos no conhecimento. Quantas atrocidades a católica cometeu ao longo da história, em todas as nações, milhões de mortes e propriedades saqueadas pela catolica. A preservação da miséria dos mais humildes e a escravidão foram marca dos católicos. Leiam a Bíblia, largam os ídolos e se convertam ao Senhor Jesus, talvez ainda haja esperança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel de Farias, paz e Bem!

      Como já é de praxe, digo lhe que, meu blog não foi criado para os Hereges, e sim para os Fiéis Católicos, sendo assim nem preciso dizer que você não é bem vindo, não é mesmo?
      Mas como vê, já disse! Não gosta que falem de seu boteco? não fale dos outros, Largue você seu ídolo ( DINHEIRO) QUE É ISSO QUE BUSCAM NESSE BOTECO, SERVOS DO DEMÔNIO.
      Pois bem com as considerações iniciais feitas, vamos ao que interessa;

      Chega a ser hilário, ter que ler de sua parte, que a Igreja ao longo da História cometeu atrocidades e etc... bem se vê que de história você não sabe é nada, absolutamente nada, com certeza deve ter faltado a aula, mais tudo bem, já estamos acostumados com as acusações sem fundamentos e distorcidas, vinda de vocês, hereges e traidores dos projetos de Deus e fundamentalistas ao extremo, que se quer conseguem interpretar um texto, o que dirá, A Palavra de Deus, que por sinal vocês também não a tem, uma vez que fora adulterada, não é mais a Palavra de Deus, mas sim palavra de "homens", querendo ser Deus;
      A Igreja de Cristo é a única que pratica a Verdadeira Caridade, ajudando e amparando os mais necessitados e excluídos, enquanto que esses Botecos Protestantes fazem o que? eu respondo:
      - NADA, pois não servem para nada, somente para arrastar as almas para o inferno, plantando discórdias, e mais, adulterando completamente a palavra de Deus, com isso fazendo suas próprias leis;Portanto quem você está pensando que é para querer acusar a Igreja de Cristo? cale sua boca que exala enxofre, seu Judas traidor, investigue a Seita onde você frequenta, e verá que a única imundície e exploradora que existente é esse covil que você frequenta, que foi custeada por Maçons, com a finalidade de tentar destruir a Igreja de Cristo, pelo visto só tentar, lógico...
      Sendo assim, não me venha tentar se passar de cordeiro, porque bem sei que não é, é sim um Lobo, raivoso, louco e cego de ódio, fingindo se de "bonzinho" quando na verdade são um poço transbordando ruindades, passam a vida, tentando destruir a Igreja de Cristo, outra coisa, não gosta que se fale as verdades de sua Seita? mais gosta muito de instigar o ódio a Igreja de Cristo e seus Fiéis, a diferença entre Nós Católicos é que falamos a Verdade e alertamos as pessoas inocentes, a não caírem em suas conversas ilusórias e a não caírem no golpe do dizimo;
      Já os Botecos protestantes,pregam o ódio e rancor contra a Igreja de Cristo e seus fiéis, até mesmo porque, dentro de vocês, é somente isso que existe.
      Para concluir, aqui você e todos os seus, não terão tratamento melhor, do que esse que está recebendo, sendo assim não perca mais seu tempo por aqui, ok?

      Converta-se enquanto ainda há tempo,Salve Maria Imaculada, Paz e Bem!

      Excluir

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain